O cardiologista Juliano Slhessarenko ressaltou a importância da avaliação cardiológica para pessoas que praticam atividades físicas regularmente, seja futebol amador, corrida ou outra forma de se exercitar. De acordo com ele, é importante avaliar o histórico familiar e realizar eletrocardiograma, por exemplo, que permite a identificação de algumas doenças no coração.
Leia também
Barbeiro cuiabano viraliza com vídeo em que 'transforma' menino em Vini Jr e jogador reage: 'meu amigão'
"Todos os pacientes que fazem atividade física regular, seja o praticante de futebol amador, corredor de competições de curta, que seria 5 km ou 10 km, médias e longas distâncias devem fazer avaliação cardiológica, pelo menos um eletrocardiograma. Isso já é demonstrado nos estudos, ao realizar o eletrocardiograma você já consegue identificar algumas doenças patológicas".
Slhessarenko também explica que a conversa entre médico e paciente é importante para avaliar o histórico familiar, já que podem haver casos de morte súbita, por exemplo. Em alguns casos de pessoas com menos de 35 anos, o eletrocardiograma é fundamental, segundo o cardiologista.
"Acima de 35 anos a gente já começa a avaliar algum teste ergométrico para avaliação de arritmia. Ultrassom no coração, algumas diretrizes recomendam, mas, na prática, eu particularmente realizo ultrassom acima de 35 anos para ver se existe alguma má formação e sintomas do paciente, se já desmaiou o teve algum quadro súbito. Mas é fundamental pacientes que fazem atividade física regular passar com o cardiologista para fazer uma avaliação e manter o coração em dia".
Dr. Juliano Slhessarenko
Cardiologista Intervencionista
Doutor em cardiologia USP
RQE 2724
@drjulianoslhessarenko