Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

'gritam demais'

Após revolta com caso em Cuiabá, projeto de Lei pode obrigar hospitais a ter sala adequada para parto humanizado

Foto: Elis Freitas

Victor Rodrigues foi afastado por realizar partos normais

Victor Rodrigues foi afastado por realizar partos normais

Um projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT) pode obrigar todos os hospitais, públicos e privados, a terem uma sala adequada à realização de parto natural ou humanizado. No último dia 17 de maio, o Olhar Conceito noticiou o afastamento do médico Victor Rodrigues do Hospital São Matheus, em decorrência da falta de espaço adequado para realização de parto normal. Na ocasião, a instituição hospitalar informou o médico que as mulheres ‘gritavam demais’.

Leia mais:
Hospital afasta especialista em parto humanizado alegando que os gritos das mulheres atrapalham

O projeto (n° 248/2016) foi apresentado pelo deputado Eduardo Botelho (PSB), e ainda afirma que o espaço deveria ser utilizado pelas mulheres que desejassem, acompanhados de um médico obstetra e demais especialistas para o nascimento adequado e seguro da criança.

“Um ambiente acolhedor, com certeza, é o melhor ambiente para a mulher ficar mais à vontade durante o trabalho de parto. E, com esse ambiente, a melhor atitude que as pessoas devem ter nesse momento é respeitar o desejo da mulher”, afirmou o parlamentar.

O parto humanizado é aquele que respeita os desejos e escolhas da mulher, assim como sua fisiologia. “Seguindo essa linha, apresentamos esse projeto para que se tenha pelo menos uma sala adequada para o parto natural ou humanizado, que contenha iluminação ambiente, caixas de som, banheira descartável, cama adequada para parto e outros métodos não farmacológicos para alívio da dor”, falou Botelho.

No início do mês de maio, diversas mães se revoltaram com o afastamento de Victor Rodrigues, e fizeram um vídeo mostrando seu carinho por ele. Veja AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet