Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Turismo

ação social

Trinta toneladas de lixo são retirados das margens do Rio Cuiabá durante ação da Semana do Meio Ambiente

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Trinta toneladas de lixo são retirados das margens do Rio Cuiabá durante ação da Semana do Meio Ambiente
Cerca de trinta toneladas de lixo foram retiradas do entorno da Ponte Júlio Müller, nos perímetros urbanos de Cuiabá e Várzea Grande, no último sábado (4). A ação organizada pelo grupo ‘Amigos do Rio Cuiabá’ uniu vinte e cinco equipes que desceram o rio de barco e pelas margens coletando resíduos que serão doados a cooperativas de reciclagem. Participaram da ação cerca de 1500 voluntários.

Leia mais:
'Semana nacional do Meio Ambiente' começa com limpeza do Rio Cuiabá neste sábado

De acordo com a assessoria, os voluntários se reuniram às 7h na Praça do Porto, em Cuiabá, e percorreram as margens na região do Porto, Praieirinho e São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, e Alameda e Carrapicho, em Várzea Grande. Entre o lixo encontrado estavam grande quantidade de sacolas plásticas, garrafas PET, latinhas, eletrodomésticos e mobiliários estragados.

A ação deu início à 12ª Semana do Meio Ambiente de Mato Grosso. Para Carlos Fávaro, secretário de Estado de Meio Ambiente e vice-governador, a ação foi extremamente importante para conscientizar a população sobre a importância do Rio Cuiabá: “Nós temos que deixar de estar de costas para rio e nos voltarmos para a sua beleza e magnitude”.
Já a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vânia Montalvão, a ação foi importante para compartilhar a responsabilidade de todos com a conservação ambiental. O grupo também aproveitou para estimular a criação de um comitê de bacia hidrográfica, já que Cuiabá ainda não o tem: “Esse comitê de bacias vai garantir a conservação do rio, que por meio dele o colegiado poderá avaliar o uso da água e possibilitar políticas públicas envolvendo os 13 municípios da região”, afirma.

A ação foi feita em parceria entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, as prefeituras das duas cidades e outros voluntários. Helen Ferreira Farias e Alan Resende Porto, secretários de meio ambiente de Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente, elogiaram a proposta de diálogo entre as duas cidades: “São diversas as frentes de trabalho para evitar, por exemplo, que o esgoto seja lançado in natura no Rio Cuiabá, ou mesmo que as dragas continuem provocando danos ambientais. Juntos vamos encontrar melhores soluções”, avaliou Helen Farias.

“Nós queremos revitalizar o entorno do rio e fazer dele novamente uma atração turística, cultural e de lazer, como acontece em Paris, onde a população abraçou o Rio Sena, vamos todos abraçar o Rio Cuiabá, fazer dele novamente nosso cartão-postal”, finaliza Alan Porto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet