Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

próxima segunda-feira

Uso de planta alucinógena no tratamento de dependência química é discutido em Seminário contra as drogas

Foto: Reprodução / Ilustração

Uso de planta alucinógena no tratamento de dependência química é discutido em Seminário contra as drogas
O uso da ibogaína, substância extraída da raiz da iboga, no tratamento de dependência química será discutido durante uma palestra na próxima segunda-feira (20), no seminário “Mulher no ciclo vicioso do álcool e das drogas”, promovido pela BPW, organização não-governamental.

Leia mais:

'Cultura do estupro' é tema de segundo grande debate promovido pela UFMT

O tema será apresentado por Sônia Mazzeto, presidente da ONG e gestora de potencial humano que estuda a planta há cerca de quatro anos e que já viajou para a África, de onde a planta é natural, para se aprofundar. De acordo com ela, somente em suas experiências – desde que começou o projeto – obteve 68% de sucesso na recuperação, contra uma porcentagem de 5 a 8 obtida pelas clínicas reabilitação clássica.

“Nós trabalhamos em parceria com algumas clínicas há três anos. Nosso objetivo é fazer com que a substância seja usada pelo poder público também, porque já se mostrou eficaz”, afirma Sônia. De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que testou a planta em 75 dependentes químicos, 72% dos tratados continuavam longe das drogas um ano após o tratamento. (Veja AQUI).

Apesar das promessas e números atrativos, a planta, se utilizada de forma exacerbada, pode induzir ao coma, além de provocar visões e, em casos extremos, a morte. Sônia Mazzeto, estudiosa da substância, discute sua utilização em palestra e abre, depois, para uma mesa de debate.

Além desta, serão realizadas também no Seminário palestras com o juiz Mário Konor, com a promotora de justiça Lindinalva Rodrigues, e com Rosana Leite, presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher.

Esta será a segunda edição do Seminário, que aconteceu também em 2015. A escolha da data se deu porque na próxima semana, de 20 a 25 de junho, é a ‘Semana Nacional de Prevenção Contra as Drogas’.

A BPW é uma organização formada por professoras e mulheres de negócios que tem por objetivo o empoderamento da mulher e levar informação e conhecimento, sobretudo sobre os direitos da mulher, além de criar uma rede de negócios junto à população.


Mulheres participantes da BPW (Foto: Fan Page)

Participam do Seminário, também, um grupo de mulheres assistidas em clínica de reabilitação, além de grupos como Alcoólicos Anônimos, Amor Exigente, e outros. O evento é gratuito e aberto ao público.

Serviço


Seminário “Mulher no ciclo vicioso do álcool e das drogas”
Data: Segunda (20)
Horário: das 9h às 17h30
Local: Espaço Liu Arruda, no Tribunal de Contas
Entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet