Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

minimamente invasiva

Cirurgia de coluna será realizada pelo SUS e transmitida ao vivo em Congresso nesta quinta

Foto: Reprodução / Ilustração

Cirurgia de coluna será realizada pelo SUS e transmitida ao vivo em Congresso nesta quinta
Quase todas as pessoas sentem dor nas costas em algum ponto na vida. Para discutir os métodos mais atuais e menos invasivos de tratamento dos problemas na coluna, acontece a partir desta sexta (30) o V Congresso de Cirurgia de Coluna do Centro Oeste, no Hotel Gran Odara. Durante o evento, acontece inclusive, a transmissão ao vivo de uma cirurgia de abordagem minimamente invasiva.

Leia mais:

Cirurgias do aparelho digestivo serão transmitidas em tempo real em evento nesta quinta

A transmissão acontece durante a palestra “Cirurgia Endoscópica de Futuro de Coluna: Evolução e Futuro”, e a cirurgia será realizada no Hospital Júlio Muller, pelo SUS, às 13h, pelo neurocirurgião Vinícius de Meldau Benites. Durante o procedimento, será a inserido um parafuso, em uma hérnia de disco, de forma não-invasiva. Assim, ao contrário dos métodos tradicionais, a operação terá uma recuperação muito rápida, de apenas 30 dias, e muitos tem alta hospitalar no mesmo dia.

Vinicius se tornou especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral com um dos maiores e mais reconhecidos nomes na área, o Prof. Dr. Jürgen Harms, no Spine Surgery Center da Klinikum Karlsbad Langensteinbach, Alemanha. Dr. atua em consultório privado em São Paulo e Guarulhos, além de ser médico do Grupo de Coluna, da disciplina de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), onde exerce funções acadêmicas, assistenciais e de pesquisa.

Além dele, também estarão no Congresso o especialista chileno Alvaro Dowling, que falará de “Conceitos do Tratamento Cirúrgico das Hérnias de Disco lombares por via endoscópica”. O médico é diretor do Instituto Bonati, em Santiago do Chile – considerado o maior especialista da América Latina.

Para Fábio Peres de Mendonça, um dos coordenadores do Congresso, a cirurgia de coluna está evoluindo para ser menos agressiva possível, provocar menos dor no pós operatório, menos sangramento e por conseqüência diminuir a incidência de infecção.

“Nosso objetivo é difundir cada vez mais estas técnicas entre os médicos e conseguir levar este procedimento a mais profissionais. Nosso foco é trazer tecnologia para o SUS. Mas para poder fazer este tipo de cirurgia é preciso curso no exterior, alguns de MT têm esta certificação, mas queremos divulgar mais este procedimento,” revelou.

Ele ainda explica que 90% das pessoas devem ter alguma dor de coluna, em alguma etapa da vida, e, destas, menos de 10% terá que fazer um tratamento cirúrgico. Ao invés disso, podem fazer apenas uma intervenção endoscópica, ou seja, cirurgia via vídeo para descomprimir ou retirar uma hérnia. Em outras situações é preciso usar parafuso, esta é denominada cirurgia minimamente invasiva.

Essa técnica pode ser usada em casos de coluna lombar e cervical, hérnias de disco, doença degenerativa da coluna e até tumores da coluna vertebral: “Pacientes com fraturas de diferentes tipos, como osteoporose ou vítimas de acidentes mais graves, podem ser submetidos a uma cirurgia minimamente invasiva chamada Cifoplastia, que tem como objetivo restaurar a vértebra fraturada e eliminar a dor do paciente imediatamente após a operação. Esse procedimento é muito seguro e como não há corte, a pessoa pode ter alta hospitalar no mesmo dia em que for operado”, diz Dr. Benites.

Exatamente por ter uma perda mínima de sangue, a cirurgia beneficia os idosos mais do que as pessoas de outras idades: “A nova técnica no Brasil envolve uma perda mínima de sangue, com trauma menor para o paciente, o que resulta em uma recuperação rápida, mesmo naqueles que possuem outras doenças como pressão alta (hipertensão arterial), diabetes, doenças renais entre outras”, explica o neurocirurgião.

Serviço

V Congresso de Cirurgia de Coluna do Centro Oeste
Local: Cirurgia ao Vivo (HUJM) dia 30 de junho das 13 às 17 horas
Congresso no Hotel Gran Odara de 01 a 02 de julho
Data: 08:30 as 18:30 horas de 01 a 02 de julho de 2016


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet