Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Notícias / Literatura

Lançamento

Cultura e sabores da culinária árabe do restaurante Al Manzul são narradas em livro

Da Redação - Vitória Lopes

03 Mai 2018 - 17:39

Foto: Reprodução

Cultura e sabores da culinária árabe do restaurante Al Manzul são narradas em livro
Os aromas, sabores e história dos tradicionais pratos do restaurante Al Manzul foram compilados no livro “As Aventuras do Gosto”, pela escritora e professora Maria Cristina Rodrigues Fernandes. Publicado pela editora Carlini Caniato, o lançamento do livro acontece na noite da próxima terça-feira (8), e conta ainda com o apoio da Faculdade Invest de Ciência e Tecnologia.

Leia mais:
Tradicional restaurante árabe, Al Manzul anuncia transferência para o Duque de Caxias


O livro foi baseado na tese de mestrado em História de Maria Cristina Rodrigues. Ao longo de suas 155 páginas, com muitas fotografias, a autora narra a trajetória de uma das famílias libanesas pioneiras em Cuiabá e como o restaurante se tornou um ícone em referência cultural, seja pela culinária árabe ou pela tradição.

A edição resgata a biografia do patriarca Salah Soleiman Ayoub e de sua família. Ao chegar no Brasil, Salah trouxe as experiências, lembranças, cultura e trajetória familiar do Líbano, sua terra natal, para o restaurante e sua comida, que completa 27 anos em 2018.

Salah casou-se com a sul-matogrossense Clariman e juntos abriram o restaurante, que funcionava na região do Coxipó. Atualmente, quem comanda a casa é o filho do casal, Jamil Ayoub, junto a sua esposa Roseli.

Casa cheia, comida farta e muita conversa instauraram-se como elementos importantes nas relações da família Ayoub, de modo que esse aspecto passou a ser estendido para o âmbito de suas relações comerciais. Além de transmitir a herança cultural para os filhos, o restaurante tornou-se hoje um ícone da culinária árabe na capital mato-grossense.

No Al Manzul, há uma ‘imersão’ na cultura árabe, mediada pelo ambiente e pela comida, por meio da qual o degustador é levado a uma viagem pela milenar comida árabe. O imigrante libanês criou um espaço carregado de signos e símbolos que identificam a cultura árabe, propiciando um ambiente de acolhimento e sociabilidade, que garantiu, juntamente com a qualidade da comida oferecida, o sucesso do restaurante.

Recentemente, o estabelecimento teve seu conceito reformulado e abriu uma nova unidade no Bairro Duque de Caxias. Ainda com a mesma essência, o Al Manzul, mais perto do centro da cidade, agora atende com um happy hour na área externa. A antiga unidade funcionará como uma casa de festas e também estúdio de dança do ventre, que já é marca registrada do Al Manzul.

O Al Manzul é um dos mais renomados restaurantes árabes do país, e foi premiado pelo Guia Quatro Rodas como melhor restaurante da região centro-oeste em 2009. Ele nasceu em 1991, em outro local, sob o comando do casal Clariman Ayoub e Salah Ayoub, mas ficou fechado durante um tempo e foi reaberto em 2015.

Serviço

"As aventuras do gosto: o restaurante Al Manzul de Cuiabá como expressão da culinária árabe"
Endereço: Rua Almirante Henrique Pinheiro Guedes, nº 350, Bairro Duque de Caxias (atrás do Shopping Goiabeiras, em frente loja Corpo e Arte)
Horário: 19h
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet