Olhar Conceito

Terça-feira, 21 de maio de 2019

Notícias / Artes Cênicas

Festival de Cenas Curtas tratará de temas como feminicídio e regionalismo no teatro da UFMT

Da Redação - Isabela Mercuri

15 Mai 2019 - 08:20

Foto: Da Assessoria

Festival de Cenas Curtas tratará de temas como feminicídio e regionalismo no teatro da UFMT
O segundo ‘Festival de Teatro Cenas Curtas’ acontece nesta quarta e quinta-feira (15 e 16) no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Realizado pelo Grupo Cena Livre de Teatro, o evento é idealizado por estudantes do curso de extensão em Artes Cênicas, e tem entrada solidária de um litro de leite UHT.

Leia também:
Artistas de Cuiabá realizam espetáculo beneficente em prol de Moçambique

“O festival representa o resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde 2017 graças ao esforço dos estudantes do curso e dos investimentos da universidade pública. Muitos irão se apresentar pela primeira vez. É uma grande oportunidade de se apresentar ao público em um grande teatro como é o Universitário”, explica Lucas Lemos, diretor e orientador do grupo.

O espetáculo é composto por catorze cenas, fruto de um material desenvolvido em oficinas que acontecem todos os sábados no Centro Cultural da UFMT. Os dramaturgos, atrizes, atores, diretoras e diretores do coletivo somam 55 alunos.

Dentre os temas abordados nas cenas estão feminicídio, cotidiano, regionalismo, Cuiabá 300 anos, comédia, e musical. “Nossas esquetes são fruto do que vivenciamos e expressão do nosso posicionamento diante da atual conjuntura política. O Cena Livre é um espaço de criação crítica, onde todos trabalham para que a arte seja sentida. Acreditamos que toda ideia é importante, e nessa quarta e quinta esperamos emocionar o público com o que levaremos ao palco”, afirma Ana de Mello, que também é facilitadora no grupo.

O festival tem direção geral de Lucas Lemos e Ana C. de Mello, maquiagem de Leandro Brito e Eros Eduardo Sgorlon, iluminação de Xico Macedo, e atuação dos alunos matriculados e atuantes no projeto em 2019.

O Cena Livre de Teatro nasceu em 2016, por meio de experimentos teatrais. A Confraria H, como era chamada inicialmente pelos estudantes de história da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tornou-se um projeto de extensão da instituição ainda em 2017.

Na época, o projeto de pesquisa foi coordenado pela professora Ana Maria Marques e orientado por Leosan Sampaio, que dirigiu o coletivo até o ano de 2018. Comemorando três anos de atuação em 2019, o grupo já produziu uma mostra, apresentou-se em diversos eventos pela UFMT, como o I Festival de Teatro Cenas Curtas (2018); I Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas, em parceira com IFMT, Unemat, e UFMT; “Factóide” (2018) e participou do Festival Internacional de Curitiba no mesmo ano. Em 2019, estreou o seu mais novo projeto, “Cápsulas de Humor”, sucesso de público no Espaço Mosaico.

Serviço

II Festival de Teatro Cenas Curtas
Quando: 15 e 16 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário da UFMT-Cuiabá
Entrada: 1 Litro de Leite
Mais informações: (65) 99947-5181

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet