Olhar Conceito

Sexta-feira, 10 de julho de 2020

Notícias / Literatura

Cultura lança edital de premiação para obras literárias e projetos de fomento à leitura

Da Redação - Arthur Santos da Silva

26 Out 2019 - 08:30

Foto: Reprodução

Cultura lança edital de premiação para obras literárias e projetos de fomento à leitura
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) lança nesta terça-feira (29) o Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense. O evento será às 19 horas, no Palácio da Instrução, e a cerimônia será aberta ao público. Com investimentos de R$ 600 mil, a iniciativa premiará 30 obras mato-grossenses e projetos literários de fomento à leitura em todo Estado.  

Leia também
"Sarau das Minas' e final estadual do 'Slam do Capim Xeroso' acontecem em Cuiabá neste final de semana


A solenidade de lançamento contará com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec Benitez, e do adjunto de Cultura, José Paulo Traven. Na ocasião, o governador será empossado como presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

“Este é mais um edital lançado por esta gestão, dessa vez, voltado para a literatura de Mato Grosso, que é, sem dúvida, uma das áreas mais importantes da nossa cultura, pois valoriza e contribui para as letras, a arte, a história e a geografia mato-grossense, além de fomentar a produção científica, o mercado editorial e promover o conhecimento”, destaca o secretário Allan.

A publicação do edital será feita no dia do lançamento, 29 de outubro, no Diário Oficial do Estado e no site da Secel. As inscrições ficam abertas até 12 de dezembro. Ao todo, serão premiadas 15 obras literárias distribuídas entre prosa, poesia, juvenil, infantil e revelação, e mais 15 projetos de fomento à leitura, nas categorias contador de história, mediador de leitura, formação de mediadores e oficina literária.

“Este é um prêmio muito esperado pela classe e estamos muito felizes por conseguir colocar este edital na praça. Um diferencial é que, além de incentivar a publicação dos livros, vai fomentar a aquisição e a distribuição das obras, e, claro, a prática da leitura”, comenta o secretário Allan.

O edital também vai prever a descentralização dos recursos, de modo que 60% das propostas premiadas deverão ser de escritores, artistas e produtores de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger). O resultado final será divulgado em fevereiro de 2020.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet