O que é papel sustentável?
Diariamente, são recolhidos uma quantidade imensa de muitos tipos de papéis que acabam em lixões públicos, porém, a maioria das pessoas esquecem que o papel sustentável e outros tipos possuem grande possibilidade de reaproveitamento.
Esse reaproveitamento é realizado principalmente através da reciclagem — forma particular de reaproveitamento de matérias-primas, na qual é produzida uma nova quantidade de materiais a partir do material captado, economizando energia e matéria-prima.
Continue lendo e saiba mais sobre a reciclagem do
papel sulfite e papel sustentável!
Papel sustentável
Com tantos tipos de papel disponíveis no mercado que são fornecidos por uma
distribuidora de papéis, fica difícil identificar qual deles é o mais sustentável. Para escolher o melhor papel sustentável é importante analisar aspectos como a produção do material, quais são os produtos químicos utilizados na fabricação, se a floresta é certificada e outros.
Existem muitos tipos de papéis sustentáveis no mercado brasileiro, um exemplo é o papel plástico reciclado, que é fruto de uma iniciativa brasileira, desenvolvido em um projeto de pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).
A busca por um papel ecologicamente correto é constante entre as produtoras de papel, apesar de já haver muitas opções, a busca por soluções que beneficiem o meio ambiente não pode parar!
Produção de papel sustentável
Muitas pessoas pensam que a produção de papel é muito prejudicial ao meio ambiente, contudo, se feita de forma correta, a produção pode ser sustentável e inclusive contribuir para o equilíbrio ambiental.
O papel sustentável pode ser feito a partir da celulose, matéria-prima de origem natural, que realiza ações sustentáveis como reflorestamento, podendo entregar inúmeros benefícios ambientais.
Além disso, o papel também pode ser fabricado através de aparas, processo que acontece por meio do recolhimento de materiais reciclados, contribuindo para o meio ambiente e para a economia do país. Esses materiais reciclados são oferecidos principalmente com companhias que fazem o uso de muito papel por dia.
Um produtor e distribuidora de papéis responsável, possui selos florestais, que tem como objetivo diminuir o impacto ambiental de suas atividades, utilizando plantas e madeiras que são exclusivas para a produção, seguindo todas as práticas sustentáveis exigidas.
Desse modo, é possível fazer a produção ecológica de papéis!
Impactos positivos no meio ambiente
Atualmente, a sustentabilidade é uma preocupação na maioria das companhias de diversos setores, além de ser a melhor forma dessas empresas gerarem valor e uma boa visibilidade no mercado.
A cadeia de produção de
papel sulfite A4 e outros tipos de papel do Brasil, é uma das mais sustentáveis do mundo, sendo assim, o país tem grande influência no desenvolvimento de soluções que contribuam para um bom futuro sustentável ao redor do mundo.
Assim, o mercado adota práticas que atingem e contribuem positivamente com o meio ambiente.