Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Literatura

por trás dos paredões

Mar, deserto, dinossauros e vulcões: livro conta história geológica de Chapada dos Guimarães

Foto: Olhar Direto

Mar, deserto, dinossauros e vulcões: livro conta história geológica de Chapada dos Guimarães
Alguns cientistas e estudiosos afirmam que Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá) já foi mar e, para contar a história por trás dos paredões e cachoeiras do destino turístico, o professor da UFMT, Caiubi Emanuel Souza Kuhn, lançou o livro "Geoparque de Chapada dos Guimarães 2ª edição", nesta sexta-feira (24), às 19h, no Musei de Histórica Natural de Mato Grosso, no bairro Jardim Europa, em Cuiabá. 

Leia também 
Governador sanciona lei que autoriza repasse direto de recursos aos hospitais filantrópicos

Quem for prestigiar o evento poderá visitar o museu e concorrer a livros, além da emissão do certificado de duas horas referente a uma palestra que será realizada pelo professor, que é doutorando em Geociências e Meio Ambiente, Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

De acordo com ele, Chapada dos Guimarães também já foi um grande deserto, moradia de grandes dinossauros e ponto de encontro de vulcões.  As rochas que vemos nas belas paisagens, compondo paredões e cachoeiras, também contam muito sobre a história do planeta. 

O livro vai divulgar estudos realizados por pesquisadores da UFMT, do IFMT e de outras instituições. O projeto tem objetivo de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais.

Além de levar informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais, para desta forma contribuir para o entendimento dos processos geológicos e geomorfológicos que culminaram na formação do planeta, e fomentar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo e do fomento a ações pedagógicas.

A publicação do conteúdo foi viabilizada através do apoio da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), com patrocínio master do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT) e MUTUA-MT.

O livro está dividido em 10 capítulos, onde são apresentadas informações sobre geoparques globais, sobre o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet