Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Literatura

CONFIRA AS ATRAÇÕES

Casa Barão recebe nova edição de sarau literomusical com destaque para potência e luta da raça negra

Foto: Reprodução

Casa Barão recebe nova edição de sarau literomusical com destaque para potência e luta da raça negra
A Academia Mato-Grossense de Letras (AML), com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, realiza a 5ª edição do Sarau Literomusical 100+1 na quarta-feira (17), que abordará a temática do dia 13 de Maio, data da Abolição da Escravatura no Brasil, em 1888. O evento “Agbára - a potência e a força da raça negra” contará com uma programação diversificada e gratuita e acontece na Casa Barão.

Leia mais
Cine Teatro exibe produções audiovisuais em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia


Com início às 15h, o sarau segue até a noite, terminando com uma apresentação musical, por volta das 21h. O evento também será transmitido no canal do YouTube da AML. Os interessados em participar da programação presencial devem fazer a inscrição via WhatsApp, pelos celulares (65) 9 8412-9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227-6215 (Ronaldo Silva).

"Agbára", inspiração para a temática do sarau, é uma palavra yorubá, idioma da família linguística nígero-congolesa, que significa potência, força.

A programação

O evento será aberto com uma instalação visual envolvendo musicalidades e versos, obra do artista Hermínio Luís Nhantumbo, moçambicano radicado em Cuiabá. Em seguida, Edilson Serra, professor e estudioso de literatura e língua portuguesa, e a poetisa Luciene Carvalho, ministram uma oficina de escrita negra.

Na sequência, a programação vespertina encerra com um "Papo Cabeça", no estilo talk-show, com participação de Luciene, Edilson e a pedagoga e ativista do movimento negro Antonieta Luisa da Costa.  A conversa vai explorar questões raciais e temas afins.

Para a noite, a diversão fica por conta da apresentação do grupo musical de Cuiabá, Raízes do Samba, que sobe ao palco às 19h30. Para o show, o repertório contará com clássicos do samba, remetendo às influências africanas na música brasileira.

Exposição

Para o sarau “Agbára - a potência e a força da raça negra”, a Casa Barão contará com a exposição "Grandes Heroínas Negras do Coletivo Negro Universitário - UFMT", que traz um acervo com algumas das mulheres negras que desempenharam papéis fundamentais na sociedade.

"O objetivo principal deste projeto é dar visibilidade às mulheres negras que atuam ou atuaram em diferentes áreas, destacando-se pela perspectiva antirracista, pelo brilhantismo com que executaram seus papéis. Acreditamos que essa exposição atua na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais ao encorajar a autoestima das crianças, jovens e mulheres negras através da identificação positiva como referenciais de êxito em diferentes campos", atestam Alice Marqueto, coordenadora do Coletivo Negro Universitário, e Lupita Amorim, cientista social e multiartista.

Serviço

"Agbára - a potência e a força da raça negra" - 5º Sarau Literomusical - 100 + 1

Quando: 17 de maio (quarta-feira)

Horário: a partir das 15h 

Onde: Casa Barão, sede da  Academia Mato-grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869

Entrada: gratuita

Inscrições: para acompanhar presencialmente o evento, inscrição antecipada via WhatsApp, pelos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva)

Transmissão online: Youtube da AML
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet