Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Literatura

'Pantanal - Um bioma exuberante'

Livro quadrilíngue com 181 imagens do Pantanal é lançado por fotógrafo em Cuiabá

Foto: Reprodução

Livro quadrilíngue com 181 imagens do Pantanal é lançado por fotógrafo em Cuiabá
Quadrilíngue, com português, espanhol, inglês e alemão, o livro "Pantanal - Um bioma exuberante" será lançado pelo fotógrafo e escritor rondonopolitano Cesar Augusto, nesta sexta-feira (6), às 9h, na Galeria Lava Pés, na sede da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em Cuiabá. A obra conta com 181 imagens descritas como deslumbrantes pelo autor. 

Leia também
Golden responde a comandos em inglês e se torna aliada na educação infantil em escola de Cuiabá


As fotos foram escolhidas entre mais de 9.000 imagens. Apresentado na forma impressa, digital e audiolivro, a obra foi criada para documentar o Pantanal, mas também, a intervenção humana que o degrada de diversas maneiras.

Segundo o autor, os objetivos são a constituição de um relevante registro do Pantanal para a eternidade, com imagens do santuário ecológico do estado de Mato Grosso, desde a Baia de Chacororé até os movimentos de uma onça pintada no seu habitat. 

"Um livro rico em fotografias icônicas, em incontáveis cliques, com miragens e prismas de um olhar fotográfico, de muita paixão que eu tenho pelo Pantanal", afirmou.

A obra foi enriquecida com textos de Antutérpio Dias Pereira, Professor Doutor em História Cultural – UFGD, e Edineusa Cristina Silva, Mestra em Educação -PPGEdu/UFR, que falaram sobre "O homem pantaneiro"; da Profª. Drª. Jocenaide M. R. Silva, Historiadora, Professora da Universidade Federal de Rondonópolis-UFR, que discerniu sobre o "Cururu"; e do ambientalista Gustavo Gabriele de Gaspari, Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de São Paulo (2019) e Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie (2013), Biólogo responsável pelo monitoramento das onças-pintadas da região do Porto Jofre, Mato Grosso, que descreveu como ninguém sobre o Pantanal.  

Com uma tiragem de 1.000 unidades do livro impresso, mais a publicação na plataforma digital e audiolivro, o fotógrafo e agora escritor espera alcançar leitores e admiradores do Pantanal, no Brasil e no mundo, uma vez que terá distribuição gratuita. 

O lançamento em Rondonópolis está previsto para a próxima semana, no auditório da Prefeitura Municipal.
A realização do projeto é devido aos parceiros Cáritas Diocesana de Rondonópolis, Assembleia Legislativa – ALMT, Secel, Governo de Mato Grosso, e ao apoio cultural de empresas mecenas.

Cesar Augusto nasceu em Rondonópolis, Mato Grosso, morou no Pantanal quando criança na região de Barão de Melgaço. Fotógrafo profissional e Bacharel em Direito. Autor da coleção de cartões postais do Pantanal produzidos em 2022. Tem trabalhos produzidos e publicitados nos principais veículos de comunicação no estado de Mato Grosso. Autor de fotografias publicadas em várias plataformas no Brasil.

A obra é objeto de uma emenda parlamentar do deputado Nininho, iniciada em 2022, através da Secel, com a proponência da Cáritas Diocesana de Rondonópolis. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet