Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Literatura

a Lenda da Lixeira

Professora de filosofia lança livro de ficção sobre folclore em torno de árvore do cerrado

Foto: Reprodução

Professora de filosofia lança livro de ficção sobre folclore em torno de árvore do cerrado
Mato-grossense de berço, a professora de filosofia Nilda Ramos sempre conviveu com a natureza e, se apossando das ricas experiências proporcionadas, resolveu colocar no papel todos os sentimentos guardados no livro "A Lenda da Lixeira", uma história de ficção que promete envolver o leitor com a fábula da árvore do cerrado. A obra tem ilustração do artista plástico Adriano Ferreira. 

Leia também
Trabalhando por hospedagem e alimentação, mochileira viaja pelo Brasil e América do Sul: ‘saí com R$ 700’

O lançamento acontece nesta quinta-feira (9), às 19h, no Espaço Livre Livro, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá. A Lenda da Lixeira é uma alegoria que conta a história de Uirá, uma linda jovem indígena, que se recusa a ter o mesmo destino das demais mulheres da sua aldeia: o casamento. Sua luta pelo direito às suas escolhas, apaixonará o leitor levando-o a um mergulho vibrante nas questões sociais e ecológicas, emocionando, intrigando e provocando.

O processo de criação do livro baseou-se em vivências reais de Nilda. "Era agosto quando o cenário das queimadas se fazia presente, o que me afligia muito e fazia meu foco se voltar para ela: a Lixeira. A única que entre as línguas de fogo que circundavam o asfalto, permanecia em pé. Aquilo me incomodava, me agoniava, vê-la ali, negra, retorcida, por vezes fumegando, parecendo me pedir socorro. Outras vezes a imaginava me acenando, dizendo: “Pode ir! Quando você voltar, já estarei verdinha.", descreve.

Já experiente na escrita de obras, Nilda publicou seu primeiro livro "Julinho o Perfumista", do mesmo gênero, em 2014, pela  Editora Above e já tem data para o lançamento do próximo livro. "Será em 2024, mais uma obra de ficção, cujo tema é um novo olhar sobre as queimadas", revela.

Mais informações: (65) 99976-5257
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet