Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Literatura

NESTA SEXTA

Acervo de Literatura Digital Mato-Grossense é lançado por pesquisadores na UFMT

Foto: Reprodução

Acervo de Literatura Digital Mato-Grossense é lançado por pesquisadores na UFMT
O Acervo de Literatura Digital Mato-Grossense (ALDMT), que tem como objetivo mapear a literatura digital produzida em Mato Grosso ou autores nascidos no estado, será oficialmente lançado nesta sexta-feira (24), no auditório M do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir das 19h. Parte do acervo já pode ser conferida no site www.literaturadigitalmt.com.

Leia mais
Projeto que fomenta o mercado da música e a profissionalização de artistas será lançado nesta quinta

O acervo é resultado do projeto de pesquisa “Crítica e preservação da poesia digital mato-grossense”, conduzido por pesquisadores da UFMT, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e de outras instituições de fora de Mato Grosso, sob coordenação do Prof. Dr. Vinícius Carvalho Pereira.
 
Segundo o coordenador, a iniciativa surgiu diante da vastidão do material encontrado, a partir da pesquisa exploratória em redes sociais. “Entendemos que seria difícil tratá-lo academicamente em registros dispersos entre pastas, nuvens, planilhas e arquivos de texto em diferentes computadores e telefones celulares. Assim, frente à necessidade de sistematizar o material encontrado, bem como divulgar para a sociedade os resultados desta pesquisa, financiada até o momento com recursos concedidos pela FAPEMAT, decidimos criar o ALDMT”.
 
Uma plataforma de acesso aberto e gratuito, sem qualquer fim lucrativo, na qual são indicados links para poemas, minicontos, fanfics, videopoemas, entre outros, produzidos ou circulados no meio digital em Mato Grosso. Em todos os casos, são produzidas fichas de catalogação, com metadados como título, autoria, ano de publicação online, gênero etc., como se fosse um museu online.

A ideia do acervo é que possa ser utilizado por pesquisadores sobre literatura digital mato-grossense, como material para estudos sobre o campo; escritores e artistas de MT que tenham interesse em conhecer produções literárias digitais no estado, a fim de se aprofundar nos usos de mediação eletrônica ou algorítmica em seus trabalhos; e professores de quaisquer segmentos ou modalidades da Educação Básica ou Ensino Superior, que tenham interesse em incluir em suas aulas textos literários mato-grossenses disponíveis em plataformas digitais.

Serviço

Lançamento Acervo de Literatura Digital Mato-Grossense (ALDMT)
Quando: 24 de novembro (sexta)
Onde: Instituto de Linguagens UFMT – IL – Auditório M
Horário: 19h
Entrada: gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet