Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cinema

sétima arte

Filme de mato-grossense sobre doença endêmica brasileira será exibido em Cuiabá

Foto: Reprodução

Filme de mato-grossense sobre doença endêmica brasileira será exibido em Cuiabá

Filme de mato-grossense sobre doença endêmica brasileira será exibido em Cuiabá

Nesta terça-feira (01), será exibido no auditório Batatão, da UFMT, em Cuiabá, às 08hs, o documentário “Paracoco: Uma endemia brasileira”. O documentário será apresentado, em avant- première. O filme fala sobre a doença endêmica e negligenciada na América Latina (o Brasil detém 80% dos casos), a paracoccidioidomicose, também conhecida como paracoco, é mais freqüente nas populações rurais e pode causar a morte se não detectada precocemente. Em muitos casos, é confundida com a tuberculose, pois pode apresentar uma tosse persistente como único sintoma aparente.
 
Leia mais Sci-fi tenta profecia, mas tropeça em maneirismos
Brigadeirão é receita fácil, prática e que agrada de “baixinhos” a “grandões”; confira a receita

Segundo Ziadir Coutinho, pesquisador da ENSP/Fiocruz e um dos organizadores do filme, a produção é um projeto contemplado por edital de apoio promovido pela Cooperação Social da presidência da Fiocruz e, em breve, estará disponível para todos os interessados. Serão produzidas cópias que serão distribuídas pelo VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz, para instituições vinculadas ao SUS e à entidades da sociedade civil, principalmente as representativas dos trabalhadores rurais.

Além da Fiocruz, o vídeo teve o apoio das Secretarias Estaduais de Saúde do Paraná e de Rondônia.
Com o intuito de tornar a doença mais conhecida, três unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), o Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas (Ipec) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict)) se uniram para produzir o documentário “Paracoco: Uma endemia brasileira”.

A produção busca abordar a doença (também conhecida como pcm, pbmicose, micose do capim), através da linguagem audiovisual direcionada a um público amplo. O filme foi legendado em espanhol e inglês.

O documentário

Para a composição do conteúdo do produto, foram gravadas entrevistas com profissionais de saúde e portadores da doença e imagens de trabalho rural. Com 24 minutos de duração, o filme foi rodado em quatro estados do país, em diversas locações: 1) no campus da Fiocruz, que possui, no Ipec, um ambulatório com mais de 60 anos de experiência em tratamento da doença; 2) em Paty dos Alferes (RJ) e em Botucatu (SP), dois importantes pólos da doença no país; 3) na periferia de Curitiba, no Paraná, que foi o primeiro estado a dar uma atenção especial à doença, transformando a paracoco em uma doença de notificação compulsória –, e 4) em Rondônia, considerado atualmente o epicentro da micose no Brasil, com a mais alta taxa de mortalidade.

A doença

Classificada como negligenciada, a doença não é contagiosa e tem cura, mas causa graves sequelas, inclusive a morte, se não for diagnosticada e tratada precocemente. É mais comum em homens em idade produtiva, entre 30 e 50 anos. Em muitos casos, é confundida com a tuberculose, pois também pode apresentar-se apenas como um sintomático respiratório com tosse persistente. Alguns de seus principais sintomas são: feridas na boca, garganta e nariz; emagrecimento e fraqueza; rouquidão; falta de ar; perda dos dentes; e ínguas (caroços, gânglios) no pescoço ou na virilha.

A paracoccidioidomicose possui duas apresentações clínicas básicas, a forma tipo adulto e a forma tipo juvenil, que é mais rara. O indivíduo pode ter contato com o fungo e manifestar a doença imediatamente ou, muitos tempo depois, ou seja, ele pode ficar inativo no organismo. O fungo, contraído através da respiração, vive no solo das plantações. Por isso, a paracoccidioidomicose aparece principalmente entre trabalhadores rurais, marceneiros, jardineiros, tratoristas, pequeno trabalhadores rurais, etc. Vale lembrar que a doença não é contagiosa, nem transmitida por alimentos ou objetos de uso pessoal.

Diagnóstico e tratamento

Disponível em algumas unidades da rede pública. Os medicamentos mais usados devem ser distribuídos gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Os doentes também podem ter acesso ao diagnóstico e tratamento por meio do Programa de Saúde da Família. . Em Cuiabá, o serviço de referência é o Hospital Julio Muller e o laboratório de Micologia.

Serviço:

Paracoco: uma endemia brasileira
Duração: 24 minutos
Legendas: inglês e espanhol
Data: pré-lançamento no dia 01 de outubro, terça-feira, 08h no Auditório Batatão da UFMT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet