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Sexta-feira, 26 de abril de 2024

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contra o câncer

Parlamento mato-grossense fica cor-de-rosa durante todo o mês de outubro

Foto: Mario Friedlander/ALMT

Parlamento mato-grossense fica cor-de-rosa durante todo o mês de outubro
O mês dedicado à luta contra o câncer de mama ganhou novos adeptos. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) a partir desde ano passa a desenvolver atividades alusivas à campanha, através da sala da Mulher. A primeira delas é a mudança da iluminação da Casa de Leis, que agora passa a ser rosa, a cor símbolo da campanha. 

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A mudança ocorreu na noite dessa segunda-feira (01) e permanecerá durante todo o mês de outubro. Com uma iluminação diferente, a ALMT atraiu olhares diferentes e passou a ser alvo de registros fotográficos de quem passava por lá.

O início da campanha mundial “Outubro Rosa” no Parlamento Estadual foi criado a partir de uma Resolução de autoria do deputado Mauro Savi, aprovada em 2011,e a Sala da Mulher tem a incumbência de desenvolver atividades. Com esse propósito, a Sala criou a campanha “Se toque”, com ações que visam o esclarecimento sobre o câncer de mama e o despertar da consciência para a importância da realização do autoexame.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, a entidade também estima que cerca de 52,6 mil novos casos ainda devem ser identificados este ano.

Outros rosas

Com o mesmo propósito do legislativo, a entidade “MT Mamma – amigos do peito” da início à sua quarta edição do Outubro Rosa na noite desta quarta-feira (02). A cerimônia será marcada com a mudança da iluminação do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora para rosa e a participação da Orquestra Sinfônica de Universidade Federal de Mato Grosso.

Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, em Nova Iorque, com a primeira Corrida pela Cura. Desde então, vem sendo realizada anualmente em diversas cidades do mundo. 

Uma das principais ações da campanha é a iluminação de monumentos e prédios públicos das cidades como forma de lembrar às mulheres a necessidade de fazer os exames de mama.
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