Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Cine Sesc Arsenal

Imagens em Pauta retoma clássico do cinema alemão e traz três visões sobre a maldade humana

Foto: Reprodução

Imagens em Pauta retoma clássico do cinema alemão e traz três visões sobre a maldade humana
O "Imagens em Pauta" desta terça-feira (08) exibe o segundo filme da sequência de clássicos do Expressionismo Alemão exibida pelo projeto. Nesta sessão, O Gabinete das Figuras de Cera, um filme de Paul Leni, de 1921, será o centro das discussões da noite, às 19h, no Cine Sesc Arsenal.

Leia mais: Dica de cinema: Sci-fi tenta profecia, mas tropeça em maneirismos
Sopa e cinema: uma combinação que vai bem com clima de Chapada

O filme trata de três visões sobre a maldade humana e consequentemente seus castigos. O longa-metragem traz episódios entrelaçados, contados por um jovem poeta contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos: o califa Haron al-Haschid (Emil Jannings), Ivan, o Terrível (Conrad Veidt) e Jack, o Estripador (Werner Krauss). Esta uma das obras-primas do expressionismo alemão.

A sequência de filmes faz parte do sétimo ano do projeto ‘Imagens em Pauta’ que, durante os meses de setembro e outubro, apresenta os clássicos do Expressionismo Alemão. O estilo floresceu na Alemanha pós-1ª Guerra e influenciou cineastas ao redor do mundo.

Seus realizadores utilizaram recursos inovadores na criação de cenários e manejo de luzes e sombras. Nestes filmes, a aparência natural do mundo dá lugar à exploração de novos espaços e sentidos que investem nas angústias, sonhos e fantasias das pessoas.

Projeto

O Imagens em Pauta ocorre todas as terças-feiras, no Cine Sesc Arsenal, a partir das 19h. O objetivo do projeto é promover o interesse em ver e conhecer mais sobre filmes de diferentes estéticas e cinematografias, além de estimular a prática social de frequentar uma sessão de cinema. Depois da sessão, os participantes interagem sobre a produção, onde é oferecido capuccino.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet