Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Hugo Carvana lembra filme com nu de Norma Bengell: 'Revolucionário'

Hugo Carvana disse ao G1 que a morte de Norma Bengell é "lamentável e uma grande perda para o cinema brasileiro". A atriz, que trabalhou com Hugo no filme "Os cafajestes", entre outras obras, morreu nesta quarta-feira (9), aos 78 anos. Ela lutava contra um câncer de pulmão.

"Norma foi uma das construtoras de uma etapa do cinema brasileiro. Fez grandes filmes. Uma amiga da minha geração que se vai", disse Hugo. Eles também trabalharam juntos em "Mar de Rosas", de 1977.
"Os cafajestes", de 1962, foi um dos primeiros e mais conhecidos filmes do Cinema Novo, dirigido por Ruy Guerra. "O grupo que se reuniu para o filme sabia que seria revolucionário, que modificava as coisas e tinha um novo olhar sobre a linguagem do cinema brasileiro. A gente vinha do ciclo da Chanchada, e estava nascendo o Cinema Novo. Lembro que esses sentimentos eram latentes no grupo."

Em "Os cafajestes", Norma fez a primeira cena com nu frontal do cinema brasileiro. "Não me lembro de nenhuma hesitação dela ao fazer o filme. Era profissional e fez com todo o talento e a força que tinha, sem medo", disse Carvana ao ser questionado pelo G1 se houve hesitação de Norma sobre a cena e o filme.
Colegas de ginástica

As últimas vezes que Hugo teve contato com Norma foram em uma academia de ginástica na Lagoa, Zona Sul do Rio. Há dois anos, ele parou de vê-la na academia. "Nos víamos lá toda semana. Depois disso, só tive notícias através de outros amigos. A vida vai levando a gente para outros lugares", diz Hugo.
Protesto contra a ditadura

Outra atriz e amiga de Norma, Eva Todor, participou da passeata dos cem mil no Rio, em 1968, em protesto contra a ditadura militar, ao lado da atriz. Ela diz que a morte da atriz traz um “vazio impreenchível”. “Ela era uma pessoa extraordinária, fora do comum, sensacionalmente inteligente.
Dos últimos anos para cá, ela se tornou cineasta também e fez muita coisa boa”. Eva conta que a última vez que encontrou sua colega foi nos corredores da TV Globo, em 2009, quando Norma gravava a série “Toma lá, dá cá”. “Ela fazia um papel muito engraçado nesse programa do Falabella. Vamos sentir muita falta dela. Assim como todo artista incrível que morre, ela vai deixar um vazio impreenchível.”
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet