Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Cinemato

Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá será realizado após hiato em 2012

Foto: Programa Vip

Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá será realizado após hiato em 2012
Para aqueles que acreditavam que a sétima arte estava esquecida em Mato Grosso, após 18 anos de tradição com o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato, que não aconteceu no ano de 2012 por falta de incentivos, eis que o idealizador e organizador, cineasta Luiz Borges, traz a grata surpresa para os cinéfilos de plantão: o próximo evento está viabilizado.

Em 2011, a última edição do Cinemato comemorou 18 anos ininterruptos de festival, e homenageou o cuiabano Rosalvo Caçador, que trabalhou em dezenas de longas-metragens durante as décadas de 60 e 70.

Mas em 2012, por falta de amparo e incentivos público e privado, o Cinemato acabou esquecido, bem como outros festivais de cinema do Estado, como o Festival para Mulheres de Chapada dos Guimarães. Foi um ano desalentador para aqueles que acreditam no cinema mato-grossense.

Porém, Luiz Borges anuncia a realização de mais um sonho através da Secretaria de Estado de Cultura, sob comando de Janete Riva. “A secretária me ligou e disse: você acredita em sonho? E ela me disse que iríamos construir este sonho”, disse. A pasta irá financiar o Cinemato neste ano, que deve ocorrer nos moldes anteriores, em que os filmes regionais e nacionais estamparam as salas de cinema de shoppings da capital.

Borges comemora o incentivo ao festival e lamenta que no último ano o evento não pode ser realizado. Agora, Mato Grosso volta à rota dos cinéfilos, cineastas, cinegrafistas, e deve trabalhar com a retomada da produção cinematográfica. “Queremos retomar a produção mato-grossense”, finalizou.

A organização, no entanto, ainda não fechou a data do evento. O Cinemato deve acontecer em algum shopping de Cuiabá no final deste ano ou no máximo no primeiro bimestre de 2014.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet