Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Mostra de SP começa nesta sexta com mais de 300 filmes em 14 dias

A 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tem início nesta sexta-feira (18). A organização anuncia cerca de 350 filmes, que serão exibidos até o dia 31 de outubro.
Entre as várias opções espalhadas em 20 espaços da cidade, o G1 fez listas de filmes para objetivos diferentes do público: aprender sobre cinema, discutir política, namorar, chorar, homenagear e prestigiar o cinema brasileiro.

"Conversa com JH"
O tema é atual: a produção de biografias de personalidades brasileiras (em pauta na discussão entre autores e músicos como Caetano Veloso e Roberto Carlos). No caso deste documentário, dirigido por Ernesto Rodrigues, a história analisada é a de um livro sobre João Havelange. "O documentário investiga as fronteiras éticas, psicológicas e profissionais da relação entre biógrafos e biografados a partir da experiência vivida durante a produção da biografia 'Jogo Duro - A História de João Havelange'", diz a sinopse. Veja horários e salas.
"Cidade cinza"

O documentário de Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita questiona a política de limpeza visual urbana de São Paulo. O longa mostra a cena de grafite da cidade e "expõe a miopia cultural e a completa falta de planejamento urbano da cidade", segundo os produtores. A exibição única será no dia 31, às 19h30, em local que tem sido palco de vários protestos sobre outras questões urbanas de São Paulo: o vão livre do Masp, na av. Paulista.
"Omar"
A disputa entre Israel e Palestina, tema de vários outros documentários e filmes, aparece aqui na figura do jovem padeiro Omar, que tem que atravessar o muro de vigilância que separa os dois territórios para visitar seu amor secreto. Ele acaba se tornando um combatente pela liberdade. O diretor é Hany Abu-Assad, que ganhou o Globo de Ouro de filme estrangeiro em 2005 por "Paradise Now". Veja salas e horários.

"Bertolucci sobre Bertolucci"

O diretor italiano fala sobre sua própria obra, uma das mais importantes da história do cinema. O filme tem direção de Luca Guadagnino e Walter Fasano. "Articulando declarações e pensamentos num fluxo de sentimentos intensos, introspecção psicológica, anedotas e visões sobre sua vida e obra, o filme faz uma fascinante investigação", diz a sinopse. Veja horários e salas.

"Que estranho chamar-se Federico - Scola conta Fellini"
Outro importante diretor italiano, Federico Fellini, é tema deste documentário de Ettore Scola. O filme mistura memórias, fotos de arquivo e filmagens com a recriação de momentos da vida do cineasta. Ettore foi amigo do diretor de "A doce vida". Veja horários e salas.
"A Fuller life"
O filme é baseado na biografia do cineasta norte-americano, autor de "Paixões que Alucinam" (1963), "O Beijo Amargo" (1964) e "Agonia e Glória" (1980). Doze admiradores do artista dramatizam suas memórias. Veja horários e salas.

"Amar"
As consequências dramáticas de um estupro na vida de uma mulher aparecem neste filme polonês. O início mostra a vida feliz do casal Maria e Tomek. "Mas um dia o prefeito, que há muito tempo desejava Maria, a estupra. Ela decide que não vai denunciá-lo à polícia e não diz nada ao marido. Mas, desse dia em diante, o amor do casal é colocado à prova", diz a sinopse. Veja horários e salas.
"Pelo malo"
O filme venezuelano, vencedor da Concha de Ouro no festival espanhol de San Sebastian, mostra as desventuras de Junior, um menino de nove anos. Ele é rejeitado pela mãe, Marta, e tem conflitos com ela após tentar alisar o cabelo, que considera "ruim". Ele também tem que enfrentar outras decisões difíceis. Veja horários e salas.
"A mulher do policial"
Em drama semelhante ao de "Amar", um casal que parece viver uma vida pacata e feliz acaba tendo a relação e amor comprometidos pela violência externa. Uwe, o marido, é policial, e sua profissão afeta a vida de Christine e a filha Clara. O filme alemão é dirigido por Philip Gröning, já premiado em Sundance. Veja horários e salas.


"À procura do amor"
O filme foi gravado com James Gandolfini, ator de "Os Sopranos", pouco antes de sua morte, neste ano. A história é romântica. Gandolfini intepreta Albert, um homem gentil, engraçado e parecido com Eva, uma mãe divorciada e solteira. Eva começa a duvidar de sua própria relação com Albert após conhecer a história da escritora Marianne e seu ex-marido. Veja horários e salas.
"A ternura"

A coprodução da Bélgica, França e Alemanha, mostra o reencontro de um casal, separado havia 15 anos. No filme da atriz e diretora francesa Marion Hansel, o antigo casal se vê junto novamente em uma viagem de dois dias para ir buscar seu filho após um acidente. Veja horários e salas.
"Apenas um suspiro"

A possibilidade de sermos surpreendidos pelo amor é tema deste filme francês, do jovem diretor Jérôme Bonell. "Entre duas sessões de uma peça de teatro que apresenta, Alix conhece um misterioso irlandês no trem para Paris. Atraída por ele, ela o segue e vive um romance com ele por algumas horas", diz a sinopse.
"Os fuzis"
O filme de 1963, de Ruy Guerra, foi um dos que marcou o início do Cinema Novo. O longa ganhou Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim. Ruy mostra um grupo de soldados armados enviado ao Nordeste na tentativa de impedir que a população faminta da seca no sertão invada e saqueie um depósito de alimentos. Ele está entre os filmes que são relembrados graças a parceria da mostra com a Cinemateca Brasileira. Veja horários e salas.
"Cidade de Deus - 10 anos depois"

O documentário, exibido nesta mostra de 2013 - na verdade, 11 anos depois da estreia de "Cidade de Deus", de 2002 - revela o que aconteceu na vida dos atores, muitos deles moradores de favelas, desde a produção. Veja horários e salas.

"Imagens do inconsciente"
Os três filmes da peculiar série de documentários de Leon Hirszman, de 1986, serão exibidos na Cinemateca do BNDES. A recuperação do filme também vem da parceria da Mostra com a Cinemateca Brasileira. Veja horários e salas.

Stanley Kubrick
Quinze filmes do diretor norte-americano, incluindo "2001, uma odisseia no espaço", "Laranja Mecânica" e "O iluminado", serão exibidos na homenagem da 37ª Mostra de SP ao artista, de acordo com a programação no site. A retrospectiva acontece junto com a publicação do livro "Conversas com Kubrick", de Michel Ciment, pela editora Cosac Naify.

Eduardo Coutinho
O mais importante documentarista brasileiro vai ter vários de seus filmes exibidos na mostra, inclusive "Cabra Marcado para Morrer" (1985), "Santo Forte" (1999), "Jogo de Cena" (2007) e "As Canções" (2011). Veja horários e salas.

Lav Diaz
O cineasta filipino não é muito conhecido pelo público brasileiro, mas é reconhecido pela crítica. Serão 12 filmes exibidos de sua obra, que aborda questões sociais de seu país. Entre os títulos estão "Norte, o fim da História", "Melancholia", "Morte na Terra dos Encantos e "Nu sob o luar".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet