Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cinema

na UFMT

Termina nesta quarta as inscrições para 12ª edição da Mostra Nacional de Audiovisual Universitário

Foto: Reprodução/Ilustração

Termina nesta quarta as  inscrições para 12ª edição da Mostra Nacional de Audiovisual Universitário
Terminam nesta quarta-feira (30) as inscrições para 12ª edição da Mostra Nacional de Audiovisual Universitário, que ocorre entre os dias 11 e 14 de novembro, no Centro Cultural da UFMT. Durante os dias de exibição, vão ocorrer paralelamente, oficinas e palestras no período da tarde, organizados por estudantes de Comunicação Social da UFMT.

De acordo com o organizador da mostra, o coordenador do Cineclube Coxiponés – vinculado à coordenação da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Esportes (Procev) – Moacir Barros, geralmente ficam de fora apenas as produções que possuem explicitamente um caráter publicitário e jornalístico. “Nossa meta é estimular o desenvolvimento de materiais audiovisuais cinematográficos”, explica.

Estado vai respirar cultura com 1º Festival de Teatro Cena Mato Grosso
Fotógrafo alia arte ao fotojornalismo em cobertura de protestos

O objetivo maior, segundo Moacir, é exibir materiais produzidos por universitários. “Eles não têm vitrine e suas obras costumam ficar restritas às universidades, às salas de aula. Mas, temos também uma categoria dedicada aos vídeos independentes. “De produtores que não estão fora do circuito comercial, que produz e gosta do audiovisual, mas tem poucos recursos e não tem pretensão pela comercialização deste material”.

Podem participar vídeos inéditos produzidos a partir de 2011, de até 20 minutos. Eles devem ser enviados no formato DVD Video ou .AVI, por sedex ou por correspondência comum, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.

Por conta do caráter exibicionista, a premiação é feita em troféus, na Categoria Universitária são contemplados os vídeos de melhor ficção, melhor documentário, melhor experimental e melhor filme universitário eleito pelo júri popular. Já na independente, o melhor filme.

Figura importante para a história do cinema local, o ativista cultural Aníbal Alencastro, é mais um dos inscritos na 12ª edição da Mostra Nacional de Audiovisual Universitário. Atraído por uma propaganda na televisão ele se sentiu a tentado pelo caráter exibicionista da mostra que é uma vitrine para produções audiovisuais que permanecem fora do circuito comercial.

“Eu tinha acabado de fazer um vídeo caseiro e decidi me inscrever porque queria expor este trabalho”. No filme, em que atua como produtor, diretor e ator, ele faz uma imitação de Charles Chaplin e traduz nas cenas a evolução do cinema, do mudo em preto e branco até o nascimento da TV.

Serviço:

12ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário, de 11 a 14 de novembro, no Auditório do Centro Cultural da UFMT
Inscrições abertas até 30 de outubro e podem ser feitas pelo site da UFMT (www.ufmt.br) ou no Cine Clube Coxiponés, Centro Cultural da UFMT. Mais informações pelo (65) 3615-8377
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet