Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Caio Blat lança 'Entre nós' e afirma que filme 'dá tapa na cara dos jovens'

O argumento de "Entre nós", longa-metragem que ganhou três prêmios no Festival do Rio e, nesta quarta-feira (30), tem sua última sessão na Mostra Internacional de Cinema de SP, nasceu há sete anos, quando o cineasta Paulo Morelli e seu filho Pedro tiveram vontade de "fazer um filme no sítio". A ideia foi desenvolvida pelos dois até se transformar na obra que deve entrar no circuito comercial no dia 28 de março de 2014.

Em entrevista ao G1, Morelli, diretor de "Cidade dos homens" (2007), conta que o filme "não seria o que é se não fosse feito com Pedro". "Cada cena ele ia lendo e comentando. Nas filmagens, ele ficou muito próximo da parte da câmera, enquadramento. Ele se envolveu mais intensamente com a estética", diz.
O elenco formado por Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro, Julio Andrade, Paulo Vilhena, Martha Nowill e Lee Taylor somente foi fechado por Morelli após a escolha de Caio Blat no papel do protagonista Felipe. "Fizemos muitos ensaios e testes, com vários atores para vários papéis. O principal critério de escolha foi melhor atuação. Depois vimos que importava para o filme o grau de intimidade e amizade que esses atores tinham entre si na vida particular", afirma.
A trama se passa em duas datas específicas: Em 1992, quando um grupo de amigos de classe média alta se reúne em uma casa de campo e decide escrever e enterrar cartas para serem abertas dez anos depois; e em 2002, quando eles se reencontram após uma tragédia. Ao G1, Caio Blat diz que "Entre nós" é "como se fosse a vida real dando um tapa na cara desses jovens". "São pessoas que se divertiam, se beijavam, viviam aquele sonho, e, de repente, alguém tem um filho, outro é fracassado, outro não conseguiu emprego", conta.

"O filme também mostra o primeiro momento em que um grupo de atores, que se conhece há muito tempo, percebe a passagem do tempo. Você percebe que eu já não sou mais um garoto, que a Carol e a Maria já têm as primeiras marquinhas do tempo. Isso é muito bonito. Queremos muito continuar esse filme para mostrar como seremos aos 45 anos", diz o ator, de 33, que revela já estar discutindo uma sequência de "Entre nós" com a O2 Filmes.
Sobre trabalhar novamente com sua mulher Maria Ribeiro, com quem já contracenou em "Histórias de amor duram apenas 90 minutos", Blat diz que foi "um sonho, um privilégio". "Ela arrisca e tem ideias incríveis".
Leituras e ensaios
O que atraiu Blat para o filme foi a densidade do personagem. "Ele é bem profundo e complexo. Guarda uma mentira, um segredo, há mais de dez anos. Eu tive uma missão muito especial nesse filme, que foi a de carregar o suspense da trama".
Responsável também pelo roteiro, Morelli conta que os atores tiveram participação fundamental na construção das cenas, em relação aos detalhes e diálogos, deixando-as "mais fluidas". "Um mês antes das gravações, ficamos por duas semanas na locação [Serra da Mantiqueira] apenas elenco, eu, Pedro, o preparador de elenco. Fizemos todo aquele processo de exercício, aquecimento. A gente ensaiava, discutia, e lia, no lugar onde as cenas iam ser filmadas", diz.
Caio Blat afirma que "Entre nós" tem como referência cineastas americanos como John Cassavetes e Woody Allen. "Não há muito filmes brasileiros nessa linha de um grupo de jovens da classe média alta, discutindo assuntos contemporâneos, como eleição do Lula e Copa do Mundo. É um filme diferente do painel do atual cinema brasileiro, mas o legal é essa diversidade. Temos comédia, documentários, musicais, suspense", complementa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet