Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

ativismo

Campanha pelo fim da violência contra mulheres começa nesta sexta na Praça Alencastro

Foto: Reprodução / Ilustração

Campanha pelo fim da violência contra mulheres começa nesta sexta na Praça Alencastro
A Campanha “16 dias pelo fim da violência contra as mulheres” realiza atividades nesta sexta (29), na praça Alencastro, em Cuiabá. A programação inicia às 8h com feira, distribuição de material e coleta de assinaturas para combater a violência, tanto física, quanto emocional contra as mulheres.

Leia mais: Festival de Teatro Cena Mato Grosso está com inscrições abertas para oficinas gratuitas

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a prevenção e denúncia dos crimes. O Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (Fammt), que reúne várias entidades da sociedade civil organizada, promove o evento em um dos locais públicos mais movimentados da Capital.

A grande circulação de pessoas pelo local deverá despertar a atenção sobre o tema da violência que agride mulheres, famílias e toda a sociedade, em várias partes do mundo.

A secretária de organização sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Marli Keller, explica que a Campanha é internacional e está ocorrendo em vários países. Segundo ele, os eventos têm sido fundamentais para levar os casos de violência contra a mulher ao conhecimento da Polícia e dos órgãos de defesa dos direitos humanos.

Entenda a campanha

A Campanha Internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi lançada em 1991 pelo Center for Women's Global Leadership - CWGL (Centro de Liderança Global de Mulheres), exigindo a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres.

É desenvolvida anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro, com milhares de organizações participando do evento em mais de 154 países. O período da campanha foi escolhido por conter datas importantes e simbólicas para as mulheres do mundo inteiro.

No Brasil, a campanha tem início no dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e abarca a data de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, marcada pelo assassinato brutal das irmãs Minerva, Pátria e Maria Tereza, que ficaram conhecidas como "Las Mariposas", ativistas pela liberdade política em seu país, a República Dominicana, governado por Rafael Leônidas Trujillo de 1930 a 1961, conhecido por matar todos os opositores."
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet