Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Literatura

mais lidos

Retrospectiva literária: Confira os livros mais vendidos em 2013

Foto: Reprodução/Ilustração

Dan Brown lendo

Dan Brown lendo

Fogos de artifício na virada do ano, champagne e um jantar especial com os amigos. Alguns passaram as primeiras horas de 2014 em festas. Mas apesar de termos muito a comemorar na chegada do novo ano, o ano da Copa no Brasil, tem algumas coisas de 2013 que ficam, dentre elas a produção literária.

Leia mais: Escrito apenas para pagar dívidas, "Um conto de natal" tornou-se clássico da literatura

A taxa de leitura dos brasileiros caiu nos últimos anos. Segundo a pesquisa “Retrato da Leitura no Brasil” o número de considerados leitores – aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa – caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões (50%), em 2011.

Para melhorar estes índices em 2013, o Olhar Conceito preparou uma retrospectiva dos livros que foram mais vendidos em 2013, segundo a Livraria Cultura.

Confira:


1. “Inferno”, de Dan Brown

“Inferno” é o sexto livro de ficção do escritor dos Estados Unidos Dan Brown e o quarto a ser protagonizado pelo simbologista Robert Langdon. Neste thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.

No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

2. “A culpa é das estrelas”, John Green



Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

O livro narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

3. “1889”, Laurentino Gomes

É o último livro da trilogia sobre o Brasil do século XIX de Laurentino Gomes, iniciada com as obras 1808 e 1822, que contam o período de transição do Brasil da colônia para a república, começando com a transferência da corte portuguesa para o Brasil no ano de 1808, depois com a independência no ano de 1822 e, por fim, com a proclamação da república no ano de 1889.



O livro mostra momentos e passagens importantes na formação da república brasileira, cuja proclamação já era inevitável, principalmente depois que os militares, principal apoio da monarquia, se sentiram mal recompensados e desprestigiados pelo governo, além disso, crescia uma movimentação republicana entre os civis.3 A obra também traz uma visão sobre os últimos dias do império brasileiro.

4. “Cinquenta tons de cinza”, E.L. James

É um romance erótico bestseller da autora inglesa Erika Leonard James, publicado em 2011. O primeiro livro de uma trilogia, que está sendo tratado como o "pornô das mamães", vendeu mais de dez milhões de livros nas seis primeiras semanas.



Cinquenta Tons de Cinza retrata Anastasia Steele, uma virgem de 21 anos cursando a Faculdade de Literatura que, após entrevistar Christian Grey para o jornal da faculdade, passa a ter um relacionamento com o magnata.3 A trama desenrola-se em Seattle. Em meio ao luxo, Anastasia descobre, por meio de Christian Grey, o mundo do sadomasoquismo, descrito através da "linguagem simples dos romances baratos e ao enfoque descaradamente água com açúcar da história de amor".3 Anastasia se torna escrava sexual de Grey, com ricos detalhes de bondage, sadismo e masoquismo.

5. “Toda poesia”, Paulo Leminski

Este volume percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia. Livros hoje clássicos como Distraídos venceremos e La vie en close, além de raridades comoQuarenta clics em Curitiba e versos já fora de catálogo estão agora novamente à disposição dos leitores, com inédito apuro editorial.



O haikai, a poesia concreta, o poema-piada oswaldiano, o slogan e a canção - nada parece ter escapado ao “samurai malandro”, que demonstra, com beleza e vigor, por que tem sido um dos poetas brasileiros mais lidos e celebrados das últimas décadas.

6. “O silêncio das montanhas”, Khaled Hosseini



Dez anos depois do aclamado O caçador de pipas (que ganha agora edição comemorativa pela Globo Livros), o escritor afegão Khaled Hosseini volta à cena literária com “Silêncio das montanhas”. O romance traz como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens.

Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O caçador de pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes.

7. “Sonho grande”, Cristiane Correa

Sonho Grande conta como o homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, e seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram em algumas décadas o maior império da história capitalista no Brasil. A autora descreve em detalhes o início da carreira de Jorge Paulo, os anos de estudos em Harvard a volta ao Brasil para criação do mítico Banco Garantia.

Uma observação muito interessante em relação ao Garantia foi a implementação da cultura “Partnership” (quem era bom virava sócio) e as cobranças internas em relação ao desempenho onde só os melhores prevaleciam. Os colaboradores tinham que ser os melhores em desempenho e também em comprometimento com a empresa.

O livro conta também um pouco da trajetória do grupo na aquisição da Cervejaria Brahma, da formação da Ambev, da associação com a cervejaria bela Interbrew, formando a InBev, e da aquisição de três símbolos americanos (Budweiser, Burger King e Heinz) com a maior discrição possível.

8. “Kairós”, Marcelo Rossi

Quase três anos depois do lançamento de Ágape, maior fenômeno editorial brasileiro, que teve seus direitos vendidos para mais de 30 países e adaptação para o público infantil, chega às livrarias Kairós, o novo livro de Padre Marcelo Rossi, com tiragem inicial recorde de 500 mil exemplares.

Os leitores que se emocionaram ao conhecer o amor incondicional, o Amor Ágape, irão renovar a sua fé com Kairós, que conta com prefácio do Padre Fábio de Melo. No livro, Padre Marcelo parte da palavra grega kairos, que significa “momento certo”, para falar sobre o tempo de Deus em oposição ao khronos, o tempo cronológico, o tempo dos homens.



9. “O lado bom da vida”, Matthew Quick

O livro conta a história de Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”.

Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.



Foi adaptado para o cinema e tem no elenco Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver, Anupam Kher, Julia Stiles e Chris Tucker.

10. “Eu não consigo emagrecer”, Pierre Dukan

Tendo conquistado uma legião de fãs por todo o mundo — dentre os quais está a famosa princesa Kate —, o Dr. Pierre Dukan apresenta em Eu não consigo emagrecer sua revolucionária dieta. Excluindo as características mais rigorosas presentes em quase todos os métodos de emagrecimento — que, muitas vezes, são o motivo para as pessoas pararem de segui-los —, a dieta Dukan nos mostra quatro passos simples para a perda de peso sem que seja preciso passar fome ou desconforto.

O Dr. Pierre Dukan tem mais de 35 anos de experiência em nutrição clínica. Embora tenha começado sua carreira com especialização em neurologia, o Dr. Dukan criou e refinou sua fórmula de sucesso enquanto auxiliava seus pacientes a ajustarem suas dietas. Desde então, ele tem se dedicado a ajudar pessoas a perderem peso e se manterem esbeltas para sempre.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet