Olhar Conceito

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Literatura

dica de leitura

Abuso sexual, bullying e transformações sutis: Conheça os recortes da vida em "Retalhos"

Foto: Craig Thompson

Abuso sexual, bullying e transformações sutis: Conheça os recortes da vida em
Ser abusado sexualmente na infância, ser vítima de bullying na escola, ter as aptidões profissionais questionadas pela religião e descobrir o amor. Tudo isso esteve presente na vida de Craig Thompson, desenhista estadunidense que registrou parte da sua história em um livro que reúne pedaços de suas memórias.

"Livro" talvez não seja a expressão mais apropriada para descrever o trabalho gráfico de Thompson. "Quadrinhos" também é um termo longe de alcançar a profundidade da obra. "Retalhos" é exatamente o que o nome diz: uma biografia feita de trechos de uma vida, costurados em uma colcha de retalhos que se revelam em uma novela gráfica ao estilo dos clássicos romances de formação.                                                                                                                                                                                                             

O autor surpreende não por trazer um enredo mirabolante ou fantástico, mas pela sensibilidade com que discorre sobre temas do dia-a-dia. Com uma estética muito própria, na qual pequenos traços são suficientes para transmitir uma carga enorme de sensações, ele relata com profundidade as descobertas da juventude.

Craig cresceu no Meio-Oeste dos Estados Unidos, em uma pequena cidade de Wisconsin, lugar que passa maior parte do ano sob a neve. Lá ele dividiu sua cama com o irmão mais novo durante toda a infância, de quem lentamente se afastou enquanto crescia, fato narrado de maneira única e suave ao leitor.

,

(Como na vida, quem lê "Retalhos" nem mesmo se dá conta de que algo está mudando. Só se vê quando a mudança já ocorreu, e então quem lê volta páginas e páginas, como quando na vida rememoramos nosso passado, em buscas de pistas que expliquem como a mudança aconteceu.)

Na adolescência, Craig conhece seu primeiro amor. Uma jovem com quem vive um romance poético, o qual o coloca em uma luta pessoal entre o carnal e o espiritual. Este dualismo muda toda a ótica rigorosamente cristã que ele tinha.                                                   

Vencedora de três prêmios Harvey (melhor artista, melhor graphic novel original e melhor cartunista), dois prêmios Eisner (melhor graphic novel e melhor escritor/artista), e, em 2005, do prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos. Retalhos traz dores e paixões da vida real e isso torna a obra de fácil identificação ao leitor, que ao acompanhar a transformação de Craig, também passa a refletir sobre religião, família e amor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet