Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Literatura

literatos de MT

"Associação Memória" pretende resgatar acervo de antigos imortais da AML

Foto: Reprodução/ AML

Familiares de imortais antigos em café da manhã na AML, no sábado (01)

Familiares de imortais antigos em café da manhã na AML, no sábado (01)

Era uma manhã para ser lembrada. A casa antiga, transpirando história, tinha como convidados pessoas que também exalavam cultura e tradição. Era dia de eleição na casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML). Depois da votação secreta, a AML ganhou três novos membros: Ivens Cuiabano Scaff, João Carlos Vincente Ferreira e Agnaldo Martins Silva.

Leia mais: Academia Mato-grossense de Letras ganha três novos imortais

No entanto, a AML ganhou muito mais do que três novos imortais na manhã de sábado (01). Antes da cerimônia de eleição, convidados especiais uniram-se aos atuais acadêmicos em um café da manhã. Dentre estas pessoas, estavam as famílias de Silva Freire, Clóvis de Mello, Estevão e Rubens de Mendonça, Gervásio Leite, António de Arruda, Natalino Ferreira Mendes, Leopoldino Marques do Amaral, Rubens e Ronaldo de Castro, José de Mesquita.

Estes representantes de acadêmicos já falecidos não estavam na Casa Barão de Melgaço por acaso. Na verdade, eles irão formar a “Associação Memória”, que tem por objetivo resgatar e reunir o acervo fotográfico e literário dos imortais antigos. De acordo com o presidente da AML, Eduardo Mahon, a associação será efetivamente formada em março. No entanto, alguns familiares já estão envolvidos com o projeto.

“Estes acadêmicos deixaram um acervo muito grande e rico, seja ele fotográfico, literário, jornalístico. Nós queremos reunir tudo isso”, explicou Mahon. A ideia é digitalizar o material e disponibilizá-lo na internet, bem como ter cópias disponíveis na biblioteca da AML. Mahon cita o exemplo de José de Mesquita, que já tem todo o seu acervo digitalizado e acessível por qualquer um. Para acessar a biblioteca virtual de Mesquita, clique aqui.

Leia mais: José de Mesquita: a maior herança de Mato Grosso era escritor, poeta, advogado e historiador

Os imortais


A Academia Mato-grossense de Letras tem atualmente 40 cadeiras, sendo que 33 delas estão preenchidas. As outras sete ainda passarão por votações para eleger novos membros. Mahon calcula que a AML já teve de 120 a 140 imortais.

A cerimônia de posse dos novos acadêmicos, escolhidos neste sábado (01), acontecerão ao longo do primeiro semestre de 2014. A de Ivens Scaff está prevista para março, a de Agnaldo Martins Silva para maio e a de João Carlos Vincente Ferreira para junho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet