Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

educação

Projeto em 18 municípios de MT pretende desenvolver cooperação e cidadania entre alunos

Foto: Reprodução

Projeto em 18 municípios de MT pretende desenvolver cooperação e cidadania entre alunos
Muitos alunos acham que estudar é mera obrigação, não oportunidade de crescimento pessoal e ampliação do conhecimento. Para mudar este cenário e tornar as aulas mais prazerosas, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) desenvolveu o projeto “A União Faz a Vida”, no qual alunos criam e dão seguimento à diversos projetos. A iniciativa está em andamento em 18 municípios de Mato Grosso, atendendo um total e 63 mil crianças.

De acordo com a Secretaria de Comunicação de MT, o programa dá suporte às escolas, formando educadores para utilizar a pedagogia de projetos, que incentiva os alunos a buscarem o conhecimento. O Sicredi convida todas as escolas, públicas ou particulares, dos municípios para participarem. “O principal objetivo do programa é desenvolver o valor da cooperação e da cidadania para os alunos”, diz a coordenadora do “União Faz a Vida”, Andréa Ignácio Passos.

Andréa explica que, além dos recursos próprios, outra importante fonte de financiamento para o programa são os Fundos Municipais da Infância e da Adolescência, mas que estes fundos não estão estruturados em todos os municípios mato-grossenses, incluindo cidades onde o projeto já está em execução. “O que nós queremos é fortalecer o fundo nesses municípios”, diz a coordenadora.

Mauro Cesar Souza, o presidente do Conselho Estadual Da Criança e Adolescente (Cedca), órgão vinculado à Setas e responsável pelas políticas de crianças e adolescentes em Mato Grosso, explica que o Fundo é constituído por valores estabelecidos no Orçamento e também pela doação de contribuintes do Imposto de Renda. “Nós queremos trazer a experiência do Sicredi, para motivar os municípios a regularizarem os seus fundos”, diz.

O secretário Jean Esteves, destaca a importância do Fundo da Infância e da Adolescência na consolidação de projetos que contribuem na formação dos jovens de todo o estado. A Setas quer assumir um papel de protagonismo no desenvolvimento deste projeto, ao lado do Sicredi, do Cedca e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet