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Sábado, 27 de abril de 2024

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Cinema e direitos humanos ganham perspectiva no projeto "Inventar com a Diferença"

Foto: Reprodução

Cinema e direitos humanos ganham perspectiva no projeto
Cinema e direitos humanos para aproximar jovens e crianças do universo audiovisual é a principal proposta do projeto “Inventar com a Diferença” voltado para professores da rede pública de ensino e que está com as inscrições abertas até esta sexta-feira (7). O programa é uma parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, que em Mato Grosso, tem como entidade parceira a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Com a iniciativa de realizar trabalhos com audiovisual em sala de aula, buscando aproximar crianças e adolescentes do universo temático que cerca o cinema e os direitos humanos, o projeto percorre 27 estados brasileiros, sendo um deles Mato Grosso.

Durante o primeiro semestre de 2014, serão selecionados 20 professores de dez escolas de Cuiabá e Várzea Grande. Os educadores da rede pública interessados podem se inscrever pelo site www.inventarcomadiferenca.org

O projeto é dividido em duas diferentes etapas: na primeira, os professores inscritos e selecionados participarão de um curso de formação em audiovisual e direitos humanos com duração de 20h, realizado no mês de fevereiro, na UFMT (campus Cuiabá). Na segunda etapa, os educadores realizarão oficinas semanais, com duração de 2h, em suas escolas, entre março e maio de 2014, sob a supervisão quinzenal do mediador.

Os outros municípios participantes são: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Imperatriz (MA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Parnaíba (PI), Belém (PA), Recife (PE), Conde (PB), Delmiro Gouveia (AL), Aracaju (SE), Rio de Contas (BA), Brazlândia (DF), Pirenópolis (GO), Porto Nacional (TO), Campo Grande (MS), Paraty e Niterói (RJ), Vitória e Vila Velha (ES), Belo Horizonte (MG), Bauru (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Bagé (RS).

O projeto

O “Inventar com a Diferença” é baseado numa metodologia descentralizadora, onde todos os professores e alunos atuam coletivamente na realização e desenvolvimento das atividades. Com essa proposta, fomenta um trabalho colaborativo, sem competição, atento ao outro, aberto às diferenças e às diferentes formas de sociabilidade, convivência e invenção. Fundindo os processos criativos do cinema com a educação, o projeto afirma o direito à diferença e dar a ver um desejo comum, que aponta para a possibilidade de criarmos coletivamente um mundo mais justo, diverso e democrático.
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