Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

com despesas pagas

O que você sabe sobre o Azerbaijão? Vencedores de concurso de redação viajarão para país

Foto: Reprodução

Baku, capital do Azerbaijão

Baku, capital do Azerbaijão

A Embaixada do Azerbaijão no Brasil, em conjunto com o Ministério da Juventude e do Esporte do país, promovem o concurso de redação “O que eu sei sobre o Azerbaijão?” para brasileiros de 19 a 29 anos. Os interessados têm até o dia 31 de março para enviar suas redações.

Leia mais: Música como ferramenta de mudanças sociais: Abertas as inscrições para o Coral 2014

Os dez vencedores do concurso serão premiados com uma viagem de uma semana para o Azerbaijão, no período de junho a julho de 2014, com um programa cultural e esportivo com todas as despesas cobertas pelo Ministério da Juventude e do Esporte da República do Azerbaijão.

Os participantes devem escrever uma redação em português ou em inglês, fonte Arial tamanho 12 e com extensão máxima de 2,500 palavras. As redações devem conter o título e o nome do autor. O formato da redação é livre. O regulamento aconselha os participantes a incluirem no anexo uma bibliografia ou mencionar as fontes usadas, pois a pesquisa faz parte de concurso.

Os participantes poderão abordar em suas redações os temas: relações bilaterais entre o Azerbaijão e o Brasil; Azerbaijão na arena internacional; conflito entre Armênia e Azerbaijão; desenvolvimento econômico do Azerbaijão; estratégia energética do Azerbaijão; história, arte e cultura do Azerbaijão; a cooperação entre o Azerbaijão e Unesco; o povo do Azerbaijão, idioma e tradições nacionais; literatura e poesia do Azerbaijão; esporte no Azerbaijão.

O formulário de inscrição, a redação, uma breve autobiografia educacional ou acadêmica e a cópia do passaporte (é possível participar do concurso com a cópia da Carteira de Identidade - o RG, porém se for selecionado no final é obrigatório apresentar o passaporte válido para obter o visto e para viajar) devem ser encaminhados em formato eletrônico (Word ou PDF) para a Embaixada do Azerbaijão através do email concurso@azembassy.org.br.

Clique AQUI para ler o regulamento.

Sobre o Azerbaijão


O Azerbaijão, oficialmente República do Azerbaijão, é um país localizado no Cáucaso, na fronteira entre a Europa e a Ásia. Inclui uma área principal, junto ao Mar Cáspio, e o enclave de Nakichevan, a sudoeste. O território principal limita a norte com a Geórgia e a Rússia, a leste com o Mar Cáspio, do outro lado do qual se encontram as costas do Turquemenistão, a sul com o Irã / Irão e a oeste com a Arménia e o enclave de Nakichevan da Turquia. A sua capital é Baku.

De acordo com uma reportagem do Terra, a história do Azerbaijão é turbulenta – invasões turcas, árabes, persas, mongóis, bolcheviques, russas e otomanas garantiram uma fusão cultural única. Os azeris falam uma língua similar ao turco, possuem características físicas e religião similar aos iranianos, mas adotam a cultura, modo de vida e liberalidade dos russos.

O país foi parte da antiga União Soviética e alguns traumas dos anos de socialismocontinuam presentes. O país é controlado por um governo semiditatorial, onde as liberdades de expressão e manifestação são extremamente limitadas. O turista praticamente não sente essas limitações, mas jovens azeris admitem em conversas privadas que anseiam por mais liberdades. Além disso, o Azerbaijão perdeu cerca de 15% do território que possuía durante os anos soviéticos em uma guerra com a vizinha Armênia que ainda acirra os ânimos.

Tudo isto, aliado a uma das capitais mais lindas do mundo, Baku, que em alguns pontos chega a lembrar Paris, a hospitalidade quase compulsiva dos azeris e uma cozinha local de deleitar até gourmands experientes, tornam o país um dos destinos mais fascinantes do planeta.

Serviço

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas junto à Secretaria de Relações Internacionais (Secri) da UFMT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet