Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Dias de inferno na Síria

Preso e torturado na Síria, o jornalista Klester Cavalcante vem à Cuiabá falar de seu livro

Foto: Reprodução

Preso e torturado na Síria, o jornalista Klester Cavalcante vem à Cuiabá falar de seu livro
O autor de “Dias de inferno na Síria” aporta este domingo em Cuiabá. Na segunda-feira (10), Klester Cavalcanti fará uma palestra para os estudante de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT), às 9h. Além do lançamento de seu quarto livro, Klester também irá abordar suas experiências na Síria, onde foi capturado, preso e torturado. Até hoje, Klester foi o único jornalista brasileiro a entrar em Homs, a terceira maior cidade da Síria e uma das mais afetadas pela guerra.

Klester já conquistou prêmios de relevância internacional, como o de Melhor Reportagem Ambiental da América do Sul, conferido pela agência Reuters e pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), e o Lorenzo Natali Prize, o mais importante prêmio de Jornalismo de Direitos Humanos do mundo. Já recebeu, também, o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e com o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.

Viagem para Síria



Em maio de 2012, o jornalista Klester Cavalcanti saiu de São Paulo com a missão de registrar a realidade da guerra civil na Síria, iniciada em março de 2011. Com o visto em mãos e um contato esperando-o em Homs, então epicentro do conflito entre as forças do ditador Bashar al-Assad e os rebeldes do Exército Livre da Síria, ele partiu para o país que sofria com a guerra. Seu plano era entrar em território sírio pela fronteira libanesa e acompanhar por alguns dias a ação dos rebeldes. Mas nada aconteceu como planejado. O jornalista foi preso pelas tropas do governo sírio, torturado e encarcerado por seis dias numa cela que dividia com mais vinte detentos.

Durante o período em que viveu no inferno, Klester não sabia o que o futuro lhe reservava. Acostumado a denunciar violações dos Direitos Humanos no Brasil, o jornalista conseguiu fazer seu trabalho no ambiente inóspito da prisão. Ali estavam os personagens e as histórias de vida de que precisava para retratar a guerra civil, ouvindo os tiros e explosões que vinham das ruas que viu e fotografou antes de ser capturado pelo Exército Sírio e pelas milícias do governo.

O resultado dessa experiência é “Dias de Inferno na Síria”, que apresenta o conflito sírio de uma perspectiva inédita, ou seja, de dentro, ao mesmo tempo em que faz que as vítimas e os algozes da guerra ganhem uma dimensão humana que faz refletir sobre a dor, a tolerância, a amizade, o amor e a fé.

Para saber mais sobre Klester Cavalcante e “Dias de inferno na Síria”, clique AQUI.

Serviço

Palestra com Klester Cavalcante, autor de “Dias de Inferno na Síria”
Local: Auditório no 3° piso do Instituto de Linguagens, UFMT
Horário: 9h
Data: segunda-feira (10)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet