Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Literatura

democratização

Yasmin Nadaf abriga catálogo e entrevistas sobre exposição da Academia de Letras em seu rico acervo virtual

Foto: Stéfanie Medeiros

Yasmin Nadaf abriga catálogo e entrevistas sobre exposição da Academia de Letras em seu rico acervo virtual
Historiadora das letras, desbravadora do conhecimento. Escritora, professora e bibliófila, Yasmin Nadaf possui acervos de valor inestimável, são obras raras, almanaques, HQs, romances-folhetins, livros do primórdio da imprensa e literatura no Brasil. Este garimpo literário foi feito principalmente nos sebos do Rio de Janeiro, ao fazer seu mestrado e doutorado. Agora, mais uma relíquia compõe o acervo disposto em seu site, trata-se do catálogo, fotos, vídeos, notícias e entrevistas realizadas sobre a Exposição “Academia Mato-grossense de Letras: Um patrimônio de todos”. Para conhecer o site, clique AQUI.

Leia também: Diálogo com a nova geração: Abertura da exposição da AML conquista público mais jovem; Veja fotos
Visitantes da exposição da AML irão ganhar exemplares de obras raras; Entenda

A exposição ficou aberta ao público até o último sábado (15), mas a ideia do presidente da AML, Eduardo Mahon é que outros espaços possam receber o acervo, que é composto por lâminas que contam a história dos membros, obras publicadas, entre outros fatos sobre os acadêmicos.

Porém, quem perdeu a oportunidade de conhecer a história da Academia de perto, pode conferir o que há no site de Yasmin Nadaf.

Os conteúdos são extremamente didáticos e ali estão dispostos artigos da autora, reportagens publicadas em jornais, revistas e sites, que auxiliam diversos trabalhos acadêmicos (inclusive a minha monografia foi inspirada em um artigo de Yasmin sobre crônicas e o livro Rodapé das Miscelâneas foi um dos utilizados para a pesquisa).

Yasmin gosta de chamar seu site de um arquivo vivo. São vídeos, artigos, acervos. Todo o seu árduo trabalho de coletar preciosidades pode ser visto ali (minimamente, pois, a riqueza das peças de Yasmin estão guardadas em sua casa e são de cair o queixo).

“A questão da democratização do meu acervo foi um dos fatores que me impulsionou a colocá-lo no ar. Num trabalho de boca a boca, muitos professores e seus orientandos utilizam o meu acervo há uma década”, contou a bibliófila.

Defensora da cultura e do conhecimento, Yasmin Nadaf que também é uma imortal da Academia, sempre fez seu trabalho de forma independente, sem contar com apoio do poder público e através de seu site consegue disseminar um pouco de todo o conteúdo que possui em seu poder.

“O site é propositadamente didático. Acentuo o modo com o construí – como historiadora das letras – pensei nos alunos e acabei por transformar meu site numa aula de arquivo (ou como se montar um arquivo). Quem o acessa logo percebe essa intenção”, destacou.

Nadaf e licenciada em Letras, pela UFMT, Especialista em Literatura Brasileira, pela UFPR, e Mestre e Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Unesp, com Pós-doutorado em Literatura Comparada, pela UFRJ.

Há três décadas pesquisa a escrita literária de sua terra, divulgando-a através de palestras, teses, e ensaios publicados em revistas especializadas e jornais do país. Seus livros, Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes - 1916 a 1950 (1993), Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso - séculos XIX e XX (2002), Diálogo da escrita. Alagoanos na imprensa de Mato Grosso (2003), Presença de mulher: ensaios (2004), Machado de Assis em Mato Grosso. Textos críticos da primeira metade do século XX (2006), e Estudos literários em livros, jornais e revistas (2009).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet