Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Carnaval do Pantanal

Carnaval ecológico: Barão de Melgaço realiza celebrações junto às belezas do Pantanal

Foto: Mario Friedlander

Carnaval ecológico: Barão de Melgaço realiza celebrações junto às belezas do Pantanal
O carnaval é, sem dúvidas, a festa mais esperada do ano no Brasil. Em alguns lugares, é comemorado apenas com shows e desfiles de escolas de samba onde uma máscara é o máximo que se vê de fantasia. Mas em Mato Grosso, algumas cidades acrescentam à festa mais famosa do país seu ponto forte: A beleza da flora e fauna regional. Este é o caso de Barão de Melgaço (100 Km de Cuiabá), que promove este ano um carnaval popular com apelo ecológico.

Leia mais: Diversão pré-carnaval: Ingressos para o Feijofolia já estão à venda; Confira

De acordo com informações da assessoria, o carnaval será promovido pela prefeitura do município com o tema “Barão Folia, o Carnaval do Pantanal”. A celebração acontece do dia 1 ao dia 4 de março. Para aqueles que não conhecem, Barão de Melgaço é uma cidade localizada no meio do pantanal, cuja economia é baseada no eco-turismo e sua população se utiliza do Rio Cuiabá como via de transporte e como reforço na economia doméstica, através do pescado.



O carnaval será uma festa de Momo tradicional, mas com ingredientes novos: Agregar à folia o prazer de estar junto a natureza. Curtir a festa e, ao mesmo tempo, aproveitar as belezas do Pantanal, um dos mais belos santuários ecológicos do planeta. Para que isto aconteça, a administração municipal, através da secretaria do Turismo, decidiu mobilizar proprietários de pousadas, restaurantes, barcos e lanchas para oferecerem aos turistas e foliões a opção de conhecerem as baías e outros pontos de maior atração, mais próximos à cidade.

“É normal também nessa época do ano algumas famílias procurarem os refúgios naturais” lembra a secretária Nádia Taques, coordenadora do evento. Ela garante que para estas pessoas o município oferece boas opções de pousadas, algumas distante apenas 10 minutos pelo rio, via lancha voadeira, ou 15 minutos de carro. “E a opção para a noite é os turistas e visitantes da região darem uma olhadinha nos desfiles dos blocos, caso queiram” diz Nádia.



Para o prefeito da cidade, Antônio Ribeiro Torres, já que o município sobrevive dos recursos naturais, então que todos aprendam a preservá-los. “Tanto a nossa população, quanto as pessoas que visitam nossa região tem que ter a consciência de cuidar bem dessa nossa riqueza natural” diz o prefeito.

Além do material de orientação para os cuidados com a saúde e a preservação do meio ambiente, a prefeitura produziu um folder específico para os visitantes. Nele os turistas encontram os telefones dos proprietários de barcos, lanchas, pousadas e serviços em geral destinados ao período do carnaval.



Serviço

“Barão Folia, o Carnaval do Pantanal”
Local: Barão de Melgaço
Data: De 1 à 4 de março
Para aqueles que quiserem mais informações sobre pousadas, passeios e precisarem de orientação em outros quesitos, a prefeitura irá atender à todos os interessados no Barão Folia 2014 através do telefone (65) 3331 1179 ou pelo email secturismobarao@gmail.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet