Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Basílica Senhor Bom Jesus

Depois de vinte anos parados, sinos soam pela primeira vez em missa solene neste domingo; Veja fotos

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Depois de vinte anos parados, sinos soam pela primeira vez em missa solene neste domingo; Veja fotos
Dentre as atrações turísticas, culturais e arquitetônicas de Cuiabá, as igrejas com certeza estão no topo da lista. E após 20 anos, o tradicional badalar dos sinos da Catedral Metropolitana Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, junto dos relógios, também parados no tempo, voltaram a funcionar na manhã deste domingo (23).

Leia mais: Dom Apetite aposta em buffet completo no almoço e massas artesanais na rotisseria

O marcava 10h30min quando os sinos da igreja voltaram a badalar, depois de 20 anos parados. Uma das freqüentadoras assíduas da igreja, Dona Leila Francisca de Souza, de 75 anos, confidenciou que sentiu uma grande emoção ao ouvir os sinos tocarem mais uma vez “É um sentimento que toca no fundo da alma, desde criança que escuto estes sinos tocando, sabia que quando badalavam era porque a missa estava para começar”.

O sino fazia parte da vida dos moradores do Centro Histórico de Cuiabá. Dona Leila relembra com saudade a alegria dos estudantes ao ouvir o sino tocando na saída da escola “Os alunos paravam o que estava fazendo só para escutar”.



A cerimônia de entrega da restauração dos sinos e da reativação dos relógios da Catedral foi realizada após a missa das 9h deste domingo. O governador Silval Barbosa esteve presente à solenidade acompanhado da primeira dama, Roseli Barbosa. “Os sinos e os relógios da Catedral fazem parte da história de Cuiabá e é com muita alegria que hoje nós estamos tendo a possibilidade de resgatar esta referência histórica para a cidade”, comemorou o governador.

O arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Don Milton Santos, que no ano passado recebeu a benção do atual papa em nome dos cuiabanos, comandou a missa solene e agradeceu ao governo do Estado por ter abraçado o projeto de recuperação dos sinos, símbolo da igreja católica. “Este é um dia de muita alegria para a sociedade cuiabana. Está sendo atendido um desejo antigo da população”.

Recuperação dos sinos e relógio



A reativação dos sinos e dos relógios da Catedral foi realizado através de uma parceria da igreja católica com a Secretaria de Cultura. A Secretaria Janete Riva se disse honrada por fazer parte deste resgate do sentimento da sociedade cuiabana. “Este momento está sendo muito importante para a população e para nós, que temos uma grande satisfação em devolver os sinos e os relógios para os cuiabanos”.

Durante a semana os sinos tocarão às 6h, 12h e 18h. Aos domingos os seis sinos de bronze serão tocados meia hora antes de cada missa - às 6h30, 8h30, 16h30 e 18h30 - avisando aos fiéis que a solenidade religiosa já está para começar, assim como manda a tradição.

São seis sinos de bronze divididos entre as duas torres, cada um com um tamanho diferente, sendo que o maior pesa 1,5 toneladas e o menor aproximadamente 900 quilos.

Quanto aos relógios, foram feitos reforços de sustentação dos mesmos, que passarão a funcionar as oito faces, sendo quatro em cada torre. Os equipamentos foram todos importados da Itália. Quando funcionava há mais de 20 anos eram apenas três faces com mostrador de horário em cada torre.

Celsita Pinheiro é uma das frequentadoras mais antigas da Catedral Basílica. O sino e o relógio fazem parte da sua vida desde que era criança. Através do toque dos sinos ela acertava seu relógio e a noite gostava de admirar o brilho do relógio que ficava bem visível da janela de seu apartamento. “O sino nos remete uma lembrança de uma Cuiabá fraterna, acolhedora. É importante para os que vivenciaram esta época este resgate da história”, disse a senhora de 70 anos que há vinte anos esperava por este momento.



Resgate histórico

Após um minucioso restauro e reparo para a retomada do funcionamento de seus Sinos, Campanários e Relógios, a Catedral irá representar não somente seus valores estéticos, agrega ainda sentimentos e memórias da população, como elementos imateriais presentes nas manifestações das festas tradicionais e do chamamento para as missas.

Tendo sua construção datada da década de 70, a Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá apresenta diversos elementos em sua arquitetura e suas manifestações religiosas que evidenciam sua relevância histórica e cultural no Estado de Mato Grosso. Todos estes elementos fortalecem os laços entre a comunidade cuiabana e os visitantes que esta capital recebe, tendo a Catedral Basílica como grande atrativo tanto turístico quanto religioso.

E que agora passarão a ter visitação agendada por escolas, turistas e grupos interessados em conhecer um pouco da história de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet