Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Nova tradição

Mesmo embaixo de chuva, Feirinha da 24 fez sucesso e ganha edição mensal; Veja fotos

Foto: Rildo Amorim

Mesmo embaixo de chuva, Feirinha da 24 fez sucesso e ganha edição mensal; Veja fotos
O charme do local é indiscutível em qualquer dia da semana. Mas naquele sábado (24) cinzento e chuvoso, o Espaço Magnólia era como um lábio vermelho em uma foto preto e branco: Se destacava pelo colorido, vivacidade e movimento. Acontecia ali, embaixo de chuva ou de sol, a primeira edição da “Ferinha da 24 – Desapega!”, que de tão bem sucedida, ganhou edição mensal.

Leia mais: "Feirinha da 24" aposta na venda e troca para reacender a chama cultural da região
Aproveite o sábado, pegue objetos que quer trocar e participe da Feirinha da 24 - Desapega!

“Se a Feirinha deu certo embaixo de chuva o dia inteiro, imagina no clima típico de Cuiabá?”, pondera o produtor criativo e um dos organizadores do evento, Alexandre Cervi. Junto com Bianca Poppi (Studio Crisálida) e Creuza Medeiros (Armazém da Creuza), Alexandre concebeu a ideia de fazer um dia em que artistas e comerciantes se reunissem em um lugar só, como nos “flea markets” português.


(Barraca de Bianca Poppi, Gabriela Damin e Alexandre Cervi, cheia de mimos, artesanados, roupas e plantas com roupinhas de crochê/ Foto: Rildo Amorim)

E logo pela manhã, diversos expositores fixos da feirinha já estavam no local montando suas barracas, acrescentando à decoração o mesmo charme de seus produtos. E o movimento não parou até o final, quando as metas foram alcançadas, lucros atingidos e trocas realizadas. “No final, nós ficamos com uma sensação de dever cumprido, missão realizada”, disse Cervi.

Alexandre alerta para o fato de que uma reunião pós-feirinha ainda não foi realizada pelos organizadores, mas que uma data para a segunda edição já está prevista. Ainda suscetível à mudança no calendário, a 2° Feirinha ocorrerá no dia 15 de março. Cervi ainda explica que o evento tem potencial para acontecer todos os meses, mas isto depende muito do interesse dos parceiros e do público.


(Máquina de escrever e caneca com roupinha de crochê são exemplos do que pode ser encontrado na Feirinha da 24/ Foto: Stéfanie Medeiros)

Entenda o conceito da Feirinha da 24

Inicialmente, a Feirinha da 24 foi concebida como algo simples, só para algumas pessoas poderem vender ou trocar o que não lhes era mais útil. No entanto, o interesse do público no evento cresceu e a Feirinha, que seria apenas um pequeno brechó, transformou-se em ponto de encontro e fonte de inspiração.

O nome “Desapega” veio da ideia de tirar tudo o que não tem mais serventia para você em casa e levar para troca ou venda. Mas esta primeira Feirinha foi muito além “dos negócios”: Pessoas sentavam para conversar e tomar chá no “Provanza Aromas e Sabores”, encontravam relíquias que procuravam há muito tempo no Armazém da Creuza ou na Tropical Varandas e Piscinas, enchiam o guarda-roupa de poesia com as camisetas do Ateliê Mary Jay e peças do Studio Crisálida, encontravam arte, mimos, relíquias da literatura e doces em todo o canto.


(Foto: Rildo Amorim)

E aquele esplendor artesanal, um dos pontos fortes da Feirinha da 24, estimulou muitos dos visitantes a procurarem informações para tornarem-se expositores fixos. Se você ainda não captou o clima da Feirinha do Desapega, confira algumas imagens do fotógrafo Rildo Amorim abaixo, tiradas no breve momento em que a chuva deu lugar ao sol:
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet