Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Sesi Escola

Conexão Mundo chega à Mato Grosso e implanta programa de imersão na língua inglesa

Foto: Divulgação

Conexão Mundo chega à Mato Grosso e implanta programa de imersão na língua inglesa
Muitas línguas foram predominantes no cenários internacional. Mas atualmente, a considerada mundial é o inglês. Uma pesquisa feita pelo British Council, no entanto, revelou que apenas % dos brasileiros são fluentes em inglês. Em ano que o Brasil recebe a Copa do Mundo 2014, estes dados são considerados alarmantes.

Mas este cenário em Mato Grosso, duas unidades escolares do Sesi-MT contam com uma novidade que os auxiliará os alunos a alcançar a fluência. É o “Conexão Mundo”, programa de imersão na língua inglesa aliando ferramentas virtuais muito conhecidas pelos adolescentes, como o Facebook, uma plataforma de ensino virtual e aulas presenciais com instrutores americanos.

O projeto, que está no seu terceiro ano de funcionamento, é uma parceria entre os departamentos nacionais do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a US-Brazil Connect, e pela primeira vez será implementado em Mato Grosso.

O programa ‘Conexão Mundo’ consegue aliar a necessidade de formar profissionais aptos em uma língua estrangeira com conhecimento para o mercado de trabalho, já que para participar, o aluno precisa fazer parte do Ensino Básico articulado com Ensino Profissionalizante (Ebep). Essa modalidade é oferecida nas turmas do Ensino Médio do SesiEscola de Cuiabá e Várzea Grande desde 2011, uma parceria do Sesi-MT com o Senai-MT, entidades do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). Nos dias 11 e 14 de março serão feitas reuniões com os pais dos alunos e o lançamento oficial do projeto dentro da escola.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Cultura e Educação do Sesi-MT, CÍntia Silva, o Sesi-MT quer aliar a “Educação para o Mundo do Trabalho” com a oportunidade de dar maior fluência no inglês aos seus alunos. “Nosso desafio é formar crianças, adolescentes e jovens a partir de uma perspectiva nova, já que eles precisam conhecer o mercado produtivo, elevando seus níveis de conhecimento, independente de classe social”, pontua.



Como funciona o projeto

Até o dia 18 de março, os cerca de 130 alunos de Ebep do Sesiescola poderão se inscrever no programa. Eles farão uma prova de proficiência em língua inglesa e os 56 alunos que obtiverem os melhores desempenhos serão convidados a participar do projeto de imersão de forma gratuita.

O “Conexão Mundo” está dividido em três etapas. Na primeira e na terceira etapa, os alunos estudarão inglês de forma virtual, mas na segunda, eles terão a oportunidade de praticar o inglês durante um mês com instrutores americanos da US-Brazil Connect. As aulas presenciais iniciarão com a vinda dos instrutores americanos e acontecerão na SesiEscola Cuiabá durante o mês de julho.

Além das aulas presenciais, o projeto pedagógico prevê visitas técnicas às indústrias da região para aprender também expressões utilizadas no mercado de trabalho. Ao todo serão 340 horas de estudo divididas em cinco meses. Após a certificação, os alunos que conquistarem os melhores desempenhos, segundo as regras do projeto, serão contemplados com uma viagem, totalmente gratuita, com duração de 15 dias aos Estados Unidos para uma imersão na cultura americana.

O programa Conexão Mundo foi implementado em 2012 em Salvador, como projeto piloto. No ano seguinte, foi estendido a 800 estudantes, de sete cidades brasileiras. Agora em 2014, o programa Conexão Mundo foi ampliado e pretende atender a 2 mil alunos em 18 estados brasileiros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet