Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Celebração

Prefeito entrega chave da cidade ao Rei Momo e marca início do Carnaval; Entenda

Foto: Tchélo Figueiredo

Prefeito entrega chave da cidade ao Rei Momo e marca início do Carnaval; Entenda
No dia 17 de janeiro, a realeza do carnaval cuiabano foi escolhida. Os vencedores, sendo Michelle Correa a rainha e Daniel Victor Pereira o Rei Momo de 2014, agora participarão de outro evento: O prefeito da cidade irá entregar na noite desta sexta-feira (28), às 21h, a chave da cidade, simbolizando o compromisso da prefeitura com os quatro dias de festa.

Leia mais: Rainha e Rei Momo do Carnaval 2014 foram escolhidos; para ser eleita, Michelle perdeu 22 kgs

A entrega simbólica acontece na Praça da Mandioca, um dos locais mais tradicionais do carnaval cuiabano. Entre os dias 1 e 4 de março, serão realizados shows ao vivo nas praças culturais dos bairros CPA II, Parque Cuiabá, Pedra 90, Tijucal, Praça da Mandioca e no Distrito Nossa Senhora da Guia. As festas começam sempre às 21h.

Embora muitos conheçam a figura, poucos sabem que o Rei Momo é um personagem que se originou da mitologia grega, somente mais tarde tornando-se o símbolo do carnaval. De fato, muitos o consideram apenas decorativo, mas a importância desta figura se dá quando o prefeito da cidade faz a entrega simbólica das chaves, como se, a partir daquele momento, que governasse a cidade não fosse mais o prefeito, mas o Rei Momo.

Conheça a Realeza do Carnaval Cuiabano

Para ganhar o título de Rainha do Carnaval Cuiabano, as sete moças que concorreram foram avaliadas pelo corpo de jurados quanto à beleza, simpatia, harmonia corporal, facilidade de comunicação, espírito carnavalesco e “samba no pé”. Já os cinco candidatos a Rei Momo foram avaliados quanto à desenvoltura corporal, simpatia, espírito carnavalesco e desembaraço. E de todos os candidatos, os que se destacaram foram Michelle Correa a rainha e Daniel Victor Pereira, contemplados com prêmios de R$ 2.500 (rainha) e R$ 1.500 (rei).

Cuiabana, agente penitenciária e passista do bloco “Banana da Terra”, Michelle conta que a preparação para ser Rainha do Carnaval Cuiabano foi iniciada em outubro de 2013 e está feliz com o resultado. A eleita do concurso perdeu 22 quilos em três meses, malhava 9 horas por dia e ainda participava dos ensaios.

Com um currículo extenso, a passista começou a participar de concursos como este aos 14 anos, quando ganhou a faixa de Princesa do Carnaval. Questionada sobre a responsabilidade de ser rainha, a passista afirma que não tem dúvidas de que vai aumentar. “As pessoas vão nos cobrar mais e com razão. Temos que representar bem a nossa comunidade, principalmente agora que Cuiabá será mais visualizada devido à Copa do Mundo de 2014”, concluiu.

Preparação também faz parte da trajetória Daniel Victor Pereira, de 19 anos, eleito como Rei Momo do Carnaval 2014. Apesar da pouca idade, a paixão pelo carnaval foi iniciada cedo e Daniel não pretende abandonar a folia tão cedo. Para participar do concurso este ano, ele intensificou os ensaios durante duas semanas. Ele é estudante de Ciências Biológicas na UFMT e integrante do bloco carnavalesco “Tradição do Araés” há oito anos. Daniel pesa 80 quilos e mede 1,69m de altura

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet