Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Artesanato

Couro Design

De mãe para filha: Conheça as bolsas artesanais de longa durabilidade de Anna Marimon

Foto: Rai Reis

De mãe para filha: Conheça as bolsas artesanais de longa durabilidade de Anna Marimon
O acabamento sugere bolsas feitas por grandes empresas especializadas. No entanto, as cores vibrantes, os detalhes delicados e o material de qualidade mostram que ali tem algo que não se acha em nenhum outro lugar. Isto porque as peças são produzidas uma por uma, com exclusividade, pelas mãos da designer de couro Anna Marimon. Aos que quiserem conhecer mais um pouco deste trabalho, acesse pelo Facebook, AQUI.

Leia mais: Desapega! Feirinha da 24 volta a acontecer este sábado com intervenção artística de Rogê Além
Mesmo embaixo de chuva, Feirinha da 24 fez sucesso e ganha edição mensal; Veja fotos

Além de bolsas, Anna produz coletes, cintos e braceletes, todos de couro, sua paixão desde criança. Embora o material seja popular na estética country, Marimon consegue manejá-lo de forma a criar uma mistura entre o folk, o country, o rock e o urbano. Seu trabalhos já apareceram na novela “Ana Raio e Zé Trovão”, exibida na extinta Rede Manchete de 1990 à 1991. Nela, uma das personagens também produzia roupas de couro, que, na realidade, eram feitas por Anna.



Seus designs também vestiram diversos personagens do documentário “Cerimônias do Esquecimento”, baseado num livro de Guilherme Dicke. A jornalista Katiana Pereira começou 2014 adquirindo uma das bolsas de Marimon. “Já fazia algum tempo que procurava uma mochila feita em couro cru e com estilo alternativo. Procurei em várias lojas de bolsas e acessórios e não havia nenhuma nesse estilo. Felizmente fui apresentada ao trabalho da Anna e encontrei aquilo que procurava. O material é de ótima qualidade, o modelo é exclusivo e super descolado. Minha filha, que é uma adolescente, também adorou, tanto que compartilhamos o uso. Esse tipo de trabalho deve ser cada vez mais valorizado”, disse.

Os trabalhos de Anna Marimon também farão parte da Feirinha da 24, que acontece neste sábado (15) no Espaço Magnólia, e prometem fazer sucesso. As fotos das bolsas publicadas na página da Feirinha despertam o interesse dos participantes, que perguntam sobre novos modelos, cores e designs e se apaixonam pelo estilo único de Marimon.

Paixão pelo couro

Desde pequena, Anna estava envolvida com artes artesanais na escola, indo desde a pintura até corte, costura e manuseio de couro. Quando tinha por volta de 12 anos de idade, seu pai, Ben Hur, havia comprado peças de couro para forrar o acento de seu carro. Mas antes que ele tivesse a oportunidade de usá-los, Anna os cortou e fez bolsas. “Quando meu pai viu, ele teve um ataque. Mas eu nem liguei porque fiquei tão feliz de ter feito as bolsas”, relembra Anna dando risadas.

A profissionalização de seu trabalho veio mais tarde, na década de 80, quando Anna abriu com a irmã um ateliê. Sua especialidade naquela época era o vestuário, embora fizesse uma bolsa ou outra de vez em quando. A filha de Anna, a jornalista Marianna Marimon, conta que há várias peças desta época em sua casa. Bolsas, saias, calças e coletes feitos neste primeiro ateliê ainda estão em perfeito estado. “São peças com mais de vinte anos e que ainda usamos”, conta Marianna.



Depois de este atieliê ter fechado e cada uma das irmãs ter seguido seu caminho, elas voltaram a se encontrar e abrir um novo estabelecimento de produção em 2004, desta vez com um foco especial nas bolsas. A irmã de Anna seguiu para outra área, mas Marimon continuou com a produção de peças em couro. “Naquela época, nós ainda tínhamos uma certa mecanização do trabalho. Mas hoje, tudo o que eu faço é exclusivamente e 100% artesanal. Eu quero que as minhas peças sejam únicas e que tenham uma história”, disse Anna.

As ideias de novos designs, de cores, de que couro usar, surgem de um processo que Anna gosta de chamar de “sincronicidade”: É, ao mesmo tempo que se está em sincronia com seu trabalho, também estar conectado com as tendências mundiais. “Estou sempre com a ‘antena ligada’, desenvolvendo o trabalho como que instintivamente”, disse Anna.

E suas bolsas e peças artesanais misturam todos os estilos, tem um “quê” urbano e nunca saem da moda. E pela durabilidade, podem ser passadas de geração para geração, de mãe para filha, de avó para neta.

Serviço

Para entrar em contato com Ana Marimon e comprar bolsas, coletes, braceletes, dentre outros acessórios, basta ligar no (65) 9961-2531/ (65)9273-0606

Para saber mais sobre a Feirinha da 24, clique AQUI.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet