Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

50 anos de golpe militar

Cinema pela Verdade relembra ditadura militar em 27 estados e chega a MT ainda este mês

Foto: Reprodução

Cinema pela Verdade relembra ditadura militar em 27 estados e chega a MT ainda este mês
Este mês, abril, completaram-se 50 anos desde o gole militar que iniciou um dos períodos mais conturbados da história brasileira. Para relembrar esta época, seus protagonistas e característica, a Mostra Cinema pela Verdade volta a exibir simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação filmes que retratam este período marcante da história brasileira. Em sua terceira edição, a Mostra acontece nos meses de abril e maio, e promove exibições de filmes seguidas de debates que ajudam a provocar reflexões sobre o tema.

Leia mais: Adão e Eva: A resignificação do vampiro e a sutil mensagem à cultura em “Only lovers Left Alive”
Imagens em pauta: Antoine Doniel começa a vida adulta como detetive em “Beijos roubados”

De acordo com a assessoria, em Mato Grosso a mobilização será realizada pela estudante de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Giseli Origuela Umbelino. A primeira sessão já está agendada para o dia 29 de abril, às 9 horas, e será realizada no auditório do Centro Cultural, localizado no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), Campus Cuiabá da UFMT.

Após a sessão, será realizado debate sobre o tema, com a participação da estudante de pós-graduação em História Andrielly Oliveira, que realiza pesquisa sobre a memória militar acerca do Golpe de 1964 e período da ditadura militar (1964-1985).

Este ano, os filmes selecionados foram os documentários “Repare Bem”, de Maria de Medeiros, “Camponeses do Araguaia – A Guerrilha Vista por Dentro”, de Vandré Fernandes, e “Ainda Existem Perseguidos Políticos”. Cada estado do país terá pelo menos seis sessões de filmes, totalizando 162 exibições.

Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco na Ditadura Militar no Brasil e na América Latina.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet