Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

prestação de contas

Prefeitura faz lista com 38 impedidos de firmar contratos culturais com administração

Foto: Reprodução/RDNews

Marcelo Bussiki, controlador-geral do Município,

Marcelo Bussiki, controlador-geral do Município,

Por não terem prestado contas do gasto de verbas públicas recebidas pela administração municipal por meio de convênios na área cultural, 38 pessoas estão na lista de “impedidos”, ou “Cadastro Municipal de Impedidos (CIM)” da Prefeitura de Cuiabá. Esta lista foi elaborada pela Controladoria Geral do Município após os dados terem sido compilados pela Secretaria de Cultura de Cuiabá.

Leia mais: Secretaria de Cultura abre edital para dois museus de MT com problemas de gestão

Conforme determina a lei 5.740, que dispõe sobre o Cadastro, aqueles que não prestarem contas ou estiverem desviando o foco na aplicação dos recursos deverão ser relacionados e ficam impedidos de firmar qualquer contrato com a administração. De acordo com a assessoria, assim que as informações forem regularizadas, os mesmos poderão voltar a se relacionar com a Prefeitura de Cuiabá.

O controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki, explica que é importante a identificação das pessoas que estão em algum tipo de débito com o município. “A administração está investindo no desenvolvimento de projetos que podem trazer benefícios para a população. Mas vamos ser duros na fiscalização para verificar quem está realmente cumprindo os acordos mantidos ou aqueles que estejam desviando a finalidade, para que nenhum prejuízo seja causado ao erário”, disse.

Os 38 “impedidos”, sem exceção, foram enquadrados por “omissão no dever de prestar contas”. A lista com os nomes pode ser conferida clicando AQUI.

O CIM foi instituído pelo prefeito Mauro Mendes no final do ano passado, como uma das formas de garantir a preservação do patrimônio público. Segundo o prefeito, uma das principais preocupações da sua gestão é garantir que nenhuma verba pública seja destinada a pessoas ou empresas que tenham histórico de prejudicar o município.

“Quem já manifestou uma vez o interesse de lesar a administração deve ficar restrito de desenvolver qualquer tipo de relacionamento financeiro com a Prefeitura de Cuiabá. E todos que forem flagrados em situações duvidosas serão expostos para que os munícipes tenham ciência do que ocorre na administração”, ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet