Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Literatura

dica de livro

Para 2015: Você está convidado para um casamento real

Foto: Reprodução

Para 2015: Você está convidado para um casamento real
A atriz Anne Hathaway, vencedora do Oscar por "Os Miseráveis", foi quem deu vida à Mia Thermopolis nos cinemas em 2001

“A vida não é um romance literário. A verdade é que, a razão porque estes livros vendem tão bem – a razão do por que todo mundo ama estas obras – é porque a vida de ninguém é daquele jeito. Todos QUEREM que suas vidas sejam daquele jeito”.

É o que diz Mia Thermopolis, princesa de Genovia. Caso você nunca tenha ouvido falar deste país, não se preocupe: ele é fictício. Assim como a autora desta frase. Quem a escreveu na verdade foi a escritora Meg Cabot no livro “Princesa para sempre”, há exatos cinco anos.

Leia mais: Vencendo a batalha contra pálpebras caídas com "Tamanho 44 também não é gorda"
Por conta do sucesso, feira com livros a partir de R$ 3 continua por mais um mês

Esta frase é do décimo volume da série “O diário da princesa”, que teve seu primeiro livro publicado há 14 anos. Desde então, dois filmes foram feitos baseado nas obras, embora nenhum com fidelidade à história. Quando da publicação do último livro, Meg Cabot afirmou que tanto ela, quanto Mia Thermopolis precisavam de um descanso.



E então, ninguém esperava mais da série – ou pelo menos a maioria conformou-se com a história como ela estava. Mia Thermopolis trouxe a democracia para Genovia anos depois de ter descoberto que era, na verdade, uma princesa, e não uma estudante “comum” de Nova York. Um detalhe para quem só assistiu aos filmes: O pai de Mia, Príncipe Philip, está muito bem vivo nos livros. E a jovem nova-yorkina só tornou-se herdeira do trono por conta da infertilidade adquirida do pai.

Os texto são leves, escritos – obviamente – em primeira pessoa e em forma de diários. Ao longo deles, vemos claramente o crescimento de uma jovem com acesso a educação e informações diversas. Começando aos 13 anos, com Mia vegetariana, militante, protetora dos animais, passando pelo primeiro beijo, pela primeira bebedeira, o primeiro amor, o primeiro namorado de verdade, a primeira vez, as amizades que se constroem e inimizades que se desfazem, a vinda de um novo irmão, padrasto... Ao longo destes 10 anos, foram muitas indas e vindas, aventuras e desventuras que os leitores passaram junto com Mia.

A que vos fala começou a ler a série há nove anos, com a mesma idade de Mia: 13. Desde então, sempre que ficava doente ou era internada (e isso não foram poucas vezes), eu colocava o pé em um balde com água quente (meu método de concentração do ensino médio) e visitava Nova York/Genovia. E agora, todos os fãs deste tipo de literatura recebem uma notícia: Em comemoração aos 15 anos de “Diário da Princesa”, fomos todos convidados para um casamento real.

Isso mesmo, princesa Mia está de volta. Só que agora, ao invés de um romance para adolescentes, o livro é direcionado ao público de jovens adultos, que, como a personagem principal, também cresceram. Mas os pré-adolescentes/adolescentes também foram incluídos nos novos planos, desta vez com uma nova personagem: Olivia, a irmã há muito tempo perdida de Mia Thermopolis.

Serão dois livros: “Casamento real” e “Dos diários de uma princesa do ensino fundamental”, ambos com lançamento previsto para o final do primeiro semestre de 2015. O site da Galera Record, editora que publica a série no Brasil, divulgou uma pequena sinopse de cada um deles:

No romance adulto, Mia já está mais velha e aproveita seu noivado, mas os planos de casamentos são virados pelo avesso por um usurpador que tenta depor o pai de Mia do trono. Já o juvenil será centrado em uma nova personagem, Olivia Grace, uma estudante do ensino fundamental que descobre que é a meia-irmã há muito perdida de Mia. Como recém-descoberta descendente da família real de Genovia, Olivia narra em seus diários, como Mia, sua transição de civil para princesa.

O livro juvenil será ilustrado pela própria Meg Cabot, e já tem continuações engatilhadas. Assim, com estes dois livros e os YAs, teremos princesas para todos os gostos e idades!


Então, como uma das milhões de pessoas que acompanharam a série desde o início (sim, a série vendeu milhões de exemplares em diversos países e foi número um no The New York Times), a notícia não podia ter sido melhor. E é bom saber que, quando ficar doente, estiver frustrada ou cansada da vida, posso recorrer novamente ao balde com água quente e novos volumes do “Diário da Princesa”, porque a literatura, além de reflexão, vem como um antídoto para a monotonia do cotidiano.

A mediadora

E a Galera Record ainda tem mais uma notícia para 2015: "E para quem se animou com a notícia que Meg Cabot continuará a série O Diário da Princesa, prepare-se porque a série A Mediadora também terá continuação! No sétimo volume que narra as aventuras de Susannah Simon, novos desafios a esperam. A jovem está disposta a causar uma boa impressão em seu primeiro trabalho depois de se formar na faculdade. Isso, claro, sem deixar de sonhar em se tornar noiva de Jesse! Mas quando ela se depara com um crime antigo, velhos fantasmas e ex-namorados, parece que seu passado está decidido a voltar a assombrá-la".

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet