Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Cultura Mato-Grossense

Três exposições mostram a cultura Mato-Grossense no Palácio Paiaguás

Foto: Reprodução

Festa do Divino

Festa do Divino

O Espaço Cultural Palácio do Governo será palco de três exposições sobre momentos marcantes da história de Mato Grosso, dos dias 19 a 23 de maio. Momentos da história e cultura de raiz do estado serão retratados por meio de fotografias das festas do “Senhor Divino”, carros antigos usados por ex-governadores e figurinos de Siriri de 2002 até hoje.

Leia mais: Para ajudar grupo Flor Ribeirinha ir para França, artistas regionais preparam espetáculo conjunto

A exposição fotográfica “Festas do Divino”, do fotógrafo Júlio Rocha, conta com mais de 40 imagens da religiosidade e alegria dos devotos do Divino Espírito Santo, e é uma realização do Instituto Memória da Assembléia Legislativa.

Já a exposição “Figurinos usados na dança de Siriri – 2002 aos dias atuais”, realizada pelo Instituto da Memória em parceria com a Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, traz a evolução das vestimentas usadas no Festival de Cururu e Siriri, realizado anualmente no estado.

Fazem parte da exposição “Carros Históricos” dois veículos oficiais que serviram o Governo de Mato Grosso entre 1967 e 1983 e hoje fazem parte do Patrimônio Histórico do Palácio Paiaguás, ficando sob a guarda do Clube de Carros Antigos de Cuiabá: uma Limusine Willys Itamaraty Executivo e um Ford Landau.

Lançado em 1977, a o Landau Galaxie 500 era o carro mais luxuoso da época no Brasil. Em Mato Grosso, foi usado pelos governadores e outras autoridades em visita ao estado. Já o Itamaraty Executivo é um clássico nacional extremamente raro. Com apenas 27 unidades produzidas (edição limitada), o veículo é o único que ainda é mantido por um Estado. O modelo pertencente ao nosso patrimônio foi o 15º produzido, na década de 1960.

Serviço:

Exposições “Festas do Divino”; “Figurinos usados na dança Siriri – 2002 aos dias atuais”; e “Carros antigos”
Local: Palácio Paiaguás – Centro Político e Administrativo
Horário: Horário Comercial
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet