Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Mato Grosso criativo

Escritório de economia criativa começa atividades em Cuiabá

Foto: Reprodução

Escritório de economia criativa começa atividades em Cuiabá
Após inauguração e capacitação dos 11 profissionais, selecionados por edital, por técnicos da Universidade de Brasília (UnB) e do Ministério da Cultura (MinC), o escritório Mato Grosso Criativo está em pleno funcionamento.

Leia mais: Encontro de Cultura Popular incentiva intercâmbio de experiências entre estados e países

Com objetivo de elaborar o plano de atuação do escritório e o mix de serviços a serem ofertados, o espaço foi criado para proporcionar orientação, qualificação e consultorias técnicas a empreendedores de negócios criativos, de acordo com a coordenadora de Artísticos Culturais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT), Cinthia Mattos. Para isso, a SEC buscou parceria com o governo Federal.

O Mato Grosso Criativo atua junto com a SEC/MT para promover ações de fortalecimento e inovação, tendo como eixos os aspectos de inclusão social, sustentabilidade e diversidade cultural dos agentes da economia criativa.

De acordo com a assessoria, nas últimas semanas, o escritório foi palco de reuniões, visitas e articulações para fomentar a economia criativa no estado, além de receber representantes políticos, empreendedores em busca de ajuda para incrementar seus negócios criativos, e artistas que conseguiram informações para alavancar seus projetos culturais.

Dentre as ações do escritório, aconteceu em 21 de maio a palestra “Como ser dono do seu próprio negócio: Microempreendedor Individual”, ofertada pela coordenadora de Educação e Formação, Naine Terena, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT). O evento ocorreu no Palácio da Instrução e teve grande participação da categoria criativa.

Neste mês, mais uma ação acontecerá. No dia 05 de junho, o curso “Estratégias de Comunicação”, será ministrado no evento da Semana de Meio Ambiente em parceira com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT).

Além disso, a equipe de Articulação Institucional e Redes, visando aproximação com a classe criativa, visitou as ceramistas da comunidade de São Gonçalo Beira Rio e município de Poconé.

Conforme a coordenadora, Sonia Sueli, além de conhecer quem produz, o objetivo das visitas técnicas é de mapear os criativos a fim de ofertar ações apropriadas com maior possibilidade de acertos.

Outras atividades como esta serão desenvolvidas em cinco cidades-pólo: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá.

Economia Criativa

Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), economia criativa é um conceito que trata da interface entre criatividade, cultura, economia e tecnologia em um mundo dominado por imagens, sons, textos e símbolos.

São processos que envolvem criação, produção, e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.

De acordo com o MinC, por segmentos criativos entende-se: patrimônio material, patrimônio imaterial, arquivos, museus, artesanato, turismo, cultura popular, cultura indígena, cultura afro-brasileira, cultura alimentar, arte visual, arte digital, teatro, dança, música, circo, cinema e vídeo, publicações, mídias impressas e virtuais, moda, design e arquitetura.

Serviço:

Atendimento do Mato Grosso Criativo
Horário: 13h às 19h
Local: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247 , Centro norte- Cuiabá/MT
Informações: 65 3613 0222 e-mail: matogrossocriativo@gmail.com Facebook: matogrossocriativo
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet