Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Escritor

Gabriel García Márquez é homenageado em evento na UFMT

Foto: Reprodução

Gabriel García Márquez é homenageado em evento na UFMT
A Universidade Federal de Mato Grosso já definiu a programação do primeiro evento da série “Encontro de Países Irmãos”, organizado pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) e a Secretaria de Relações Internacionais (SECRI). Neste evento, que acontece na próxima quinta (05), a Colômbia e um de seus maiores ícones artísticos, Gabriel García Márquez, serão os homenageados. Para isso, haverá também apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil.

Leia mais: O lançamento mais badalado do ano: Eduardo Mahon apresenta seu novo livro ao público nesta terça

Gabriel García nasceu na Colômbia em 1927 e começou a escrever em 1950. Ele foi um dos maiores escritores do século 20 e é considerado o pai do realismo mágico na América Latina. Sua morte aconteceu em 17 de abril deste ano.

A programação do evento é aberta ao público e acontecerá no Centro Cultural da UFMT. Uma exposição de fotos e atividades coletivas vão abrir o evento, seguidas do filme “Buscando a Gabo”, um documentário de Luiz Fernando “Pacho” Bottia. Às 16h os professores Tadeu de Miranda Borges e Alfredo da Mota Menezes e os mestrandos Daniel Sneyder e Jorge Carmona formarão uma roda de conversas sobre o tema: “Colômbia é realismo mágico: Sociedade, política e economia”.

A declamadora Bia Barbosa será responsável pelo evento seguinte, às 18h, em que fará a leitura de trechos do livro “Cem anos de solidão”, o mais famoso de Gabriel García Márquez. Às 18h30 o tema “Cem anos de solidão, cem anos de história” será discutido pela mestranda em educação Sara Quintero e o escritor colombiano Oscar Saavedra.

A partir das 19h30 a banda Expresso Latino se apresentará no saguão do Centro Cultural.

Serviço
Colômbia na UFMT
Quando: 05/06 (quinta), a partir das 14h30
Local: Centro Cultural da UFMT

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet