Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Patrimônio imaterial

Ciclo de oficinas apresenta patrimônio imaterial mato-grossense por meio da cultura regional

Foto: José Medeiros

Ciclo de oficinas apresenta patrimônio imaterial mato-grossense por meio da cultura regional
As oficinas de patrimônio imaterial vão capacitar quem trabalha com Turistas e demais interessados para a Copa do Mundo, a fim de movimentar a economia criativa mato-grossense.

Leia mais: Artista é obrigado a sair de praça durante "pente fino da Copa" e promete fazer greve de fome

Acontece a partir desta quarta-feira (04) o “Ciclo de Oficinas de Patrimônio Imaterial em Mato Grosso”. Idealizado pela professora Dra. Thereza Martha Presotti com apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e pela mestranda em história Andrielly Leite, o ciclo vai abordar o patrimônio imaterial na dimensão indígena, pantaneira e afro-mato-grossense.

O evento é realizado pelo Mato Grosso Criativo em parceria com o Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e tem como objetivo dar conhecimento aos criativos que irão trabalhar com os turistas durante a Copa do Mundo. O apoio aos criativos mato-grossenses é a meta do escritório ligado a Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura.

O evento acontece de quarta até sábado (07), das 13h30 às 17h30, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha.

Qualquer pessoa que tiver interesse pode participar, mas as vagas são limitadas. Haverá certificado e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.


Mais informações: (65) 3613 0222 ou na sede do escritório do Mato Grosso Criativo (Rua Getúlio Vargas, 247 - Centro, Cuiabá/MT)

Programação:

04/06 – QUARTA - Auditório I – ICHS
13:30h-14:30h – Inscrições e Abertura
14:30h- 15:30h- Patrimônio Imaterial: conceitos, políticas de registro e salvaguarda e os bens registrados em MT (Profa. Ms Marina Duque Lacerda – IPHAN-MT)
15:30h-16:00h- Diversidade Cultural no Inventário e Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de MT (Profª Drª Thereza Martha Presotti – UFMT)
16:00-16:15h- INTERVALO
16:15h-17:30h -Patrimônio imaterial afro-mato-grossense: a Festança de Vila Bela: o chorado e o congo; manifestações em quilombos de MT (Profa Ms Silviane Ramos – SEJUD/MT -SUPPIR)

05/06 – QUINTA - Patrimônio Imaterial Indígena
13:30h-14:30h – História e Patrimônio Imaterial Cultural Indígena em MT (Profª Drª Thereza Martha Presotti – UFMT)
14:30h- 16:00h- Âedy – Rede de Algodão das Mulheres e outros bens culturais dos Kura-Bakairi (Ms. Isabel Taukane - Kura-Bakairi, mestre em desenvolvimento sustentável (UnB); e estudantes indígenas convidados;
16:00-16:15H- INTERVALO
16:15h- 17:30h- DVDs: Ritual Yaokwa (Registro no Livro das Celebrações) e Ritxòkò – Bonecas Karajá (Registro no Livro dos Ofícios e Modos de Fazer).

06/06- SEXTA- – Auditório I – ICHS
13:30h-14:30h Patrimônio Imaterial Pantaneiro – Oficio/Modo de Fazer a Viola de Cocho; as formas de expressão do siriri e cururu; a cerâmica de S. Gonçalo, o Falar Cuiabano, o Guaraná-Ralado, a rede do Limpo Grande e outros saberes e práticas de comunidades tradicionais ribeirinhas; (DVD- Viola de Cocho e outros)
– Profa Dra Thereza Martha Presotti e artesãos convidados: Alexandre Paes de Oliveira (Artesão de Viola de Cocho); Teresinha Quilombola (Presidente da Federação de Siriri e Cururu de MT)
16:00-16:15H- INTERVALO
16:15h-17:30h -Noções Básicas em Educação Patrimonial – Profa Andrielly Leite (PPGHist-UFMT); Profa Dra Thereza Martha Presotti (UFMT). Colaboradora: Profa Marciane de Souza

07/06- SÁBADO- Práticas de educação patrimonial
14:00h- 17:00h -Visitas Guiadas na Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial no Museu do Morro da Caixa D’ Água Velha
- Profa. Mestranda Andrielly Natharry Leite da Silva Oliveira (PPGHist-UFMT) - Profa Dra Thereza Martha Presotti – Depto de História- ETRURIA -UFMT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet