Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Jornalismo

Hiistórias reais nas narrações literárias: O jornalismo fora da correria

Foto: Reprodução

Hiistórias reais nas narrações literárias: O jornalismo fora da correria
O jornalismo é a arte de contar histórias. De forma mais direta ou mais complexa, mas é uma evolução das conversas e dos “causos” que todos ficavam sabendo por meio do famoso boca a boca.

Leia mais: Táxis de Cuiabá se transformam em bibliotecas colaborativas com objetivo de fomentar a leitura

Na modernidade, no entanto, ninguém mais tem tempo de sentar e ouvir uma boa história, ou mesmo de ler um grande texto, cheio de detalhes e características. Consequência disso são as notícias cada vez mais curtas, contando o que aconteceu de forma objetiva e sem rodeios. O famoso “lead” (o primeiro parágrafo de um texto, que contém o que, quando, onde, como e porque do fato) nasceu daí: mesmo quem ler somente o primeiro parágrafo conseguirá entender o que aconteceu.

Mas, se no jornalismo diário há a necessidade do imediatismo, o jornalismo aprofundado e descritivo fica a cargo de outros meios. Uma forma de contar histórias que vem crescendo em nosso país, e que já é tradicional nos Estados Unidos, é o jornalismo literário.

O gênero busca contar histórias verdadeiras, que tem importância jornalística, mas com muito mais detalhes e com linguagem literária. Os textos são mais longos, descritivos, narrativos e profundos. O grande número de detalhes é a característica principal deste tipo de texto.

No Brasil, o maior ícone de jornalismo literário foi a revista “Realidade”, da Editora Abril. A revista circulou de 1966 a 1976, e vendeu milhões de exemplares de suas matérias extremamente longas, com dados, estatísticas, descrição e aprofundamento.

Após o fechamento da Realidade, são poucos os meios de comunicação que ainda fazem esse tipo de jornalismo no país, e o jornalismo literário se tornou muito mais atrelado aos livros. A editora Companhia das Letras ajudou a disseminar este tipo de livro quando lançou a Coleção Jornalismo Literário.

Confira algumas dicas dos melhores livros do gênero, no Brasil e no mundo:

(1) A Sangue Frio - Truman Capote




(2) Honra Teu pai – Gay Talease



(3) Chico Mendes: Crime e Castigo – Zuenir Ventura



(4) Hiroshima - John Hersey



(5) O reino e o poder – Uma história do New York Times – Gay Talease



(6) Rota 66 – Caco Barcelos



(7) Notícias do Planalto – Mário Sérgio Conti





Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet