Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

#VaiTerCultura

Copa do Mundo em Cuiabá promete muito mais que jogos: Confira a programação cultural

Foto: Paulo Jr.

Paulo Jr. é um dos expositores do Coletivo Arte Outono

Paulo Jr. é um dos expositores do Coletivo Arte Outono

Durante a Copa do Mundo, muitas pessoas estão com a mente nos jogos, na competição, em quem vai ganhar. Mas um outro lado do mundial é a circulação de pessoas em Cuiabá, principalmente vindas de outros países. Depois do futebol, muitos destes visitantes irão procurar por programações culturais de qualidade, bem como de entretenimento.

E ao contrário do que muitos pensam, a programação para a Copa, além de eclética, está recheada de shows nacionais e internacionais, exposições e passeios culturais. Confira abaixo alguns deles:

Arena Cultural

Montada no Memorial João Paulo II (Morada do Ouro), a abertura da Arena Cultural será no dia 12 de junho com apresentação de Cururu, Siriri, show da Banda Vanguart, orquestra, entre outros. O horário de funcionamento será das 19h às 2h da manhã. A entrada será gratuita. 


(Arena Cultural)

Conforme a programação elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento segue até o dia 24 de junho e terá em média 10 atrações por dia, que reúnem exposições, intervenções de artes plásticas, grafite, fotografia, teatro, dança, shows de bandas regionais, mostra audiovisual, feira de artesanato, espetáculos indígenas, contação de história e literatura, musicais e apresentações tradicionais como a dança do congo de Vila Bela da Santíssima Trindade. 

“A função da nossa Arena Cultural é ser um complemento do Fan Fest, que funcionará em um horário diferenciado. Vamos trabalhar especificamente nossa cultura e tentar mostrar aos turistas e visitantes o melhor que temos aqui”, disse o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado. 

A Arena também será sede da 12ª Edição do Festival de Cururu e Siriri, entre os dias 19 a 22 de junho. A estrutura também conta com estacionamento, praça de alimentação com 14 restaurantes e mostra de pratos da culinária típica dos oito países que vão disputar os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, banheiros, postos de saúde e pronto-atendimento, segurança pública e privada. A expectativa de público é de 20 mil pessoas por dia.


(Dança tradicional Cuiabana: Siriri (mulheres) e Cururu (homens))

Acesso: A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano disponibilizará quatros linhas especiais de ônibus para o local. São elas: 311, 315, 360 e 314. Confira a programação completa clicando AQUI.

FIFA Fan Fest

Neste dia 12 de junho, com o início da Copa do Mundo, o Fifa Fan Fest de Cuiabá abrirá suas portas. A programação oficial prevê a realização de 14 shows nacionais na cidade, destacando os espetáculos com Sambô, banda RPM, Leandro Sapucahy, Falamansa, Fundo de Quintal, Babado Novo, NX Zero e o cantor Daniel que fará o encerramento no último dia Copa. O Fifa Fan Fest faz parte da programação variada paralela da Fifa com os jogos do Mundial 2014 e ocorre em todas as cidades-sede do evento.


(Banda Vanguart)

A estrutura do FIFA Fan Fest foi montada no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro (Acrimat), a 2,5 km de distância da Arena Pantanal. Os portões serão abertos, diariamente, às 10h da manhã. O horário de fechamento dos portões vai variar entre 20 horas e 23 horas. Confira a programação completa clicando AQUI.

Circuito Cultural

Para que os visitantes da Copa entrem em contato com artistas locais, bem como com seu trabalho, o Circuito Cultural Pontos do Mato vai levar turistas brasileiros e estrangeiros rumo a uma incursão pela cultura mato-grossense, com direito a vivência com ribeirinhos, artistas circenses, jovens músicos e cururueiros, dentre outros.

O ônibus que fará o tour tem 42 lugares e sairá todas as tardes entre os dias 10 e 29 de junho da Arena Pantanal e Centro de Atendimento ao Turista (Cat) rumo a quatro pontos de Cultura de Cuiabá: o Pontão Ação Cultural em Rede, com sede no Museu de Arte Sacra; Instituto Ciranda, que desenvolverá as atividades no Museu do Morro da Caixa D'agua Velha; Escola de Circo Leite de Pedras; e Museu da Pré-História Casa Dom Aquino.


(Museu de Arte Sacra)

Também na organização do circuito, que garante transporte gratuito para a imersão cultural, o produtor Eduardo Espíndola destaca que a programação está dividida em dias pares e ímpares. Ou seja, nos dias 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26 e 28 os visitantes participam de atividades no Museu de Arte Sacra e no Museu do Morro da Caixa D' água Velha. Já nos dias 11, 13, 15, 17, 19, 21, 23, 25, 27 e 29 é a vez do Museu da Pré História-Casa Dom Aquino e o Ponto de Cultura Escola de Circo Leite de Pedras acolherem os grupos. “Em dois dias os participantes podem acompanhar o circuito completo”, ressalta Espíndola.

Confira a programação completa clicando AQUI.

Fatboy Slim

Fatboy se apresentará em Mato Grosso pela primeira vez. O show acontecerá um dia após o primeiro jogo da Copa do Mundo na Arena Pantanal, entre Chile e Austrália, no dia 14 de junho. E a ideia, explica um dos produtores, Palmiro Pimenta, é de dar continuidade à festa da torcida.


(Fatboy Slim)

O espetáculo de música eletrônica promete ser um dos maiores shows internacionais que a capital mato-grossense já recebeu em público, estrutura e qualidade artística. Toda a estrutura do show segue o patrão internacional da turnê e vem de fora. Alguns equipamentos de iluminação, por exemplo, vem de Londres.

A expectativa de público também é grande, visto que tanto torcedores da Austrália quanto do Chile já confirmaram presença ao show. “É por este motivo que estamos convocando o público cuiabano para levar a bandeira ao show. Não importa se é de time brasileiro, a bandeira nacional ou de outros países. O eu queremos é fazer uma grande festa. Traga sua bandeira”, convoca Palmiro.

O show acontecerá no Anexo da Univag, no sábado (14). Garanta seu ingresso e saiba mais clicando AQUI.

Coletivo arte

Uma iniciativa de artistas plásticos de Cuiabá promete uma atividade de tirar o fôlego dos turistas: a exposição Coletivo Outono 2014. De acordo com a pintora Capucine Picicaroli, uma das organizadoras da exposição, é tendência nacional – e até mesmo internacional – deslocar as mostras artísticas para locais de grande circulação de pessoas. Então, o Coletivo Outono 2014 acontecerá no térreo do Shopping Goiabeiras (próximo a Copenhague) entre os dias 11 e 22 de junho.



(Capucine Picicaroli, foto de Danilo Bezerra)

Para facilitar o acesso do turista, uma recepcionista que fala português e inglês atenderá a demanda estrangeira, não só no que diz respeito ao valor das obras, mas também com informações sobre o artista, sobre o trabalho e o cenário cultural mato-grossense.

Qualquer pessoa poderá visitar a mostra no Shopping Goiabeiras. A entrada é franca e o horário de funcionamento é de acordo com o do shopping. “Nós queremos mostrar que aqui também tem trabalhos de altíssima qualidade, que os artistas regionais produzem obras com uma linguagem que atravessa fronteiras”, explicou Capucine.

Grande Olhar

A exposição de arte contemporânea “Grande Olhar” acontece dos dias 04 de junho a 31 de julho no Pavilhão das Artes, no Palácio da Instrução em Cuiabá. Sob a curadoria de Magna Domingos, a coletiva traz nomes expressivos das artes visuais de Mato Grosso, a exemplo de Regina Pena, Dalva de Barros, Benedito Nunes, Jonas Barros, Gervane de Paula, Vitória Basaia, Wander Mello e Valcides Arantes. A idéia é valorizar os artistas regionais agregando valor cultural aos turistas que visitarem a exposição.

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) concede apoio para a realização do evento, que conta com a parceria do SEBRAE. A intenção principal é incentivar a arte e cultura mato-grossense, principalmente durante o Mundial, momento em que Cuiabá deve receber milhares de turistas.

As obras expostas pertencem ao acervo da SEC-MT, SEBRAE e particulares. Na exposição terão salas com obras de grande escala, além de um espaço pedagógico (com ateliê de desenho e pintura) e uma ala interativa. E em todos os ambientes terão monitores bilíngues.

Feirinha da 24


(Feirinha da 24: Foto de Rildo Amorim)

Em clima de Copa, acontece no charmoso Espaço Magnólia, na rua 24 de outubro, a edição de junho da Feirinha da 24. Contando com uma variedade de opções que podem agradar gregos e troianos, a feirinha oferece aos visitantes arte, decoração, roupas novas e usadas, acessórios de moda, fotografia, mimos para casa, lembrancinhas, produtos regionais, muita coisa feita à mão, diferentes sabores e aromas, e ainda um cardápio pra lá de refrescante.

A Feirinha da 24 acontece no dia 14 de junho, das 9h às 20h, No Espaço Magnólia, na charmosa rua 24 de outubro, nº 937, Bairro Popular. Saiba mais participando do evento AQUI.

Exposição Irigaray em mosaicos

A exposição “Irigaray em mosaicos” conta com obras do artista plástico Clóvis Irigaray, bem como releituras de seu trabalho por Marcus Levy (Fotomosaico), Luis Segadas (Desenho gráfico, Arte visual) e Babu Seteoito (Grafite).

A abertura da exposição acontece nesta segunda-feira (09) e a mostra segue aberta ao público até o dia 25 de junho. O horário de visitação é das 10h às 19h, na galeria moldura Brasil Decor, rua Castelo Branco nº 285 Centro Cuiabá MT (Próximo a vivo da Getúlio Vargas).


(Clóvis Irigaray, foto de Rildo Amorim)

Participe do evento clicando AQUI.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet