Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

#VaiTerCultura

Governo do Chile traz três atrações culturais para Cuiabá; Confira!

Foto: Divulgação

Governo do Chile traz três atrações culturais para Cuiabá; Confira!
Nesta quinta-feira (12), o primeiro jogo da Copa do Mundo que acontece em Cuiabá será entre Chile e Austrália. Mas o Governo Chileno traz mais que um time de futebol para a capital mato-grossense: Traz também três grandes atrações culturais gratuitas.

Leia mais: Copa do Mundo em Cuiabá promete muito mais que jogos: Confira a programação cultural

Uma delas é a exposição de fotos intitulada “Chile-Brasil. Unidos por el Fútbol”, que pode ser conferida de 9 a 14 de junho, no Piso 1 do Pantanal Shopping, e que resgata parte da memória no encontro em 30 de maio de 1962, no Estádio Nacional de Santiago, início do VII Campeonato Mundial de Futebol no qual o Brasil saiu vencedor, e que é desde então um marco indiscutível não só no âmbito futebolístico, como também na história social do Chile.

Através das fotografias que os repórteres da época nos brindaram, e que hoje fazem parte das mais valiosas coleções do jornal “El Mercurio”, da Biblioteca Nacional e da Corporação Gol Iluminado, que são presididos por Elias Figueroa poderão ser conferidas de perto pelos cuiabanos e turistas que já estiverem na capital.

Concerto do grupo "Os Três"
 
Outra das atrações é o concerto do grupo ‘Os Três’, uma reconhecida banda musical chilena, formada em 1987 na cidade de Concepción e, desde os anos 90, um dos grupos mais prestigiosos de América Latina. O grupo possui uma dúzia de álbuns oficiais e várias colaborações com outros músicos latinos, como o Café Tacuba, Fito Páez, e chilenos, como Lalo Parra, Buddy Richard e Illapu, entre outros.

Atualmente, a banda é integrada pelos fundadores Álvaro Henríquez na voz e violão e Roberto “Titae” Lindl no baixo, junto com Boris Ramírez, na bateria; e Sebastián Cabib, que ao mesmo tempo é o guitarrista de Los Pettinellis, projeto musical paralelo de Álvaro Henríquez.

Ao começo de 2014, lançaram “Hey Hey Hey”, o primeiro single de seu próximo álbum, com um videoclip dirigido também pelo chileno Boris Quercia e foram convidados, pela terceira vez, ao Festival Internacional da Canção de Viña del Mar. A esta e outras atividades, acrescentou-se uma recente turnê de mais de 30 apresentações no México.

As apresentações acontecerão no Cine Teatro de Cuiabá, nesta terça e quarta-feira (10 e 11.06), às 20 horas, com entrada gratuita. Para retirar os ingressos basta buscar na bilheteria do Cine Teatro uma hora antes do evento.

“O sonho de todos. O filme”

Para os amantes do futebol, outra atração promovida pelos chilenos na capital mato-grossense será a exibição do documentário ‘O sonho de todos. O filme’, que será exibido gratuitamente numa das salas de cinema do Shopping Pantanal, também em Cuiabá. Os interessados em assistir o filme também devem retirar os ingressos uma hora antes da sessão, às 19h.

O diretor Hernán Caffiero nos mostra em seu filme “O sonho de todos” os pormenores do processo mundialista rumo ao Brasil 2014. A seleção chilena foi assistida durante três anos, e é retratada aqui em suas diferentes atividades e nos momentos mais difíceis e mais felizes dos jogos desta eliminatória. Com imagens em 3D que dão a sensação de estar vibrando no estádio, Caffiero nos convida a envolvermos mais ainda na destacada campanha da seleção chilena.
 
“Queremos que os torcedores saiam de suas cadeiras e entrem ao campo, desde diferentes ângulos”, indica o realizador completando que “mostramos o desenvolvimento da campanha completa. Isto não é um ‘Show de Gols’, é a explosão das emoções, da paixão pelo futebol. É uma produção muito rica, muito diversa e dinâmica. Temos poucas pausas e sempre querendo mais emoção”.
 
O filme consegue transmitir o espírito com o qual estes jogadores, dirigidos por Jorge Sampaoli, assumem este importante compromisso, buscando colocar bem alto o esporte chileno.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet