Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Evento

Programação valoriza cultura afro no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá

Foto: Reprodução

Programação valoriza cultura afro no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá
Rodas de conversa, documentário e apresentações de dança farão parte da programação voltada à cultura afro-brasileira nesta quarta e quinta-feira (02 e 03) no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). O evento começa às 19h do dia 02, e a entrada é gratuita.

Leia mais: Grupo "Flor Ribeirinha" embarca para apresentações na França nesta quinta

No local, os visitantes poderão acompanhar apresentações de dança da Companhia Ayoluwa, exibição do documentário “Balé de Pé no chão: A dança afro de Mercedes Baptista” e roda de conversa com Nivea Rocha.

Nivea é graduanda em História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e dançarina. Ela é pesquisadora da cultura afro-brasileira e sua monografia tem como tema a valorização da identidade negra através da dança. Sua perspectiva surge a partir da vida de Mercedes Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e percussora da dança afro-brasileira.

Segundo a Assessoria, na quinta-feira (03) haverá uma oficina de expressão corporal também ministrada por Nivea. As inscrições devem ser feitas no dia 2, no Misc.

Histórico


Mercedes Baptista (tema dos estudos de Nivea) nasceu em 1921 no município de Campos dos Goytacaze, RJ. Foi iniciada no balé clássico e na dança folclórica pela grande Eros Volúsia.

Além de ter sido uma excelente bailarina, seu principal legado é a valorização das culturas de matrizes africanas e a introdução de elementos da dança afro à dança moderna brasileira.

Serviço

Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc)
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, nº 75 (Centro Norte).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet