Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Literatura

livraria janina

Desembargadora lança "Nua, a vida em poesia" nesta quinta-feira; Entenda

Foto: Stéfanie Medeiros

Desembargadora lança
Na capa do livro, vemos apenas as pernas de uma mulher e os pés calçados com sapatos de salto alto. “Símbolo da feminilidade”, como disse a autora. Por dentro, a obra é dividida em seis partes, cada uma simbolizando um sentimento, uma história. O livro em questão é o “Nua, uma vida em poesia”, da desembargadora Maria Berenice Carvalho Castro de Souza.

Leia mais: Eleitas no final de semana, três novas imortais representam uma revolução na AML; Entenda

O título ousado foi escolhido propositalmente. No entanto, segundo Berenice, a nudez não é a do corpo, mas a da alma. Isto porque em seu livro, as poesias mostram seu “eu” mais íntimo, profundo. É como que se sua alma tivesse se despido e decidido aparecer, sem medo, ao público através das palavras impressas.
O lançamento de “Nua, a vida em poesia”, publicado pela editora Carlini e Caniato, será nesta quinta-feira (14), na Livraria Janina do Shopping Pantanal, das 18h30 às 21h30. Este é o primeiro livro literário de Berenice, que apesar de não ter nascido em Cuiabá, mora na capital mato-grossense há 22 anos. Uma dos ‘capítulos’ de seu livro, inclusive, é dedicado exclusivamente à Chapada, local que a desembargadora diz ter uma alma mística. Confira o poema:

Olhando do alto a Chapada,
pedras, esculturas de vento,
água em queda alucinante,
verde nascido de vidas
vividas quando? Não sei.
Terra, que um dia foi mar,
mar pleno de vida.
Chapada, linda Chapada,
igrejinha azul e branco - herança de Anchieta.
Sant’Ana,
São Miguel Arcanjo,
São José de Botas
presidindo as orações
de turistas e habitantes
desde mundo
...
Quiçá de outros!


Apesar de escrever desde muito cedo, todas as poesias que compõem “Nua, a vida em poesia” são mais recentes. “Eu sempre gostei de ler, desde muito cedo. No interior, já tinha televisão em uma época e tudo, mas minha preferência era a leitura. E com o tempo, passei a escrever”, contou a autora ao Olhar Conceito.

Atualmente, com a carreira de desembargadora e todas as tarefas que vem da profissão, Berenice reserva seu tempo para a poesia durante as madrugadas insones. Ainda sobre o livro, Maria Berenice explicou que não é uma auto-biografia, mas que tem muito de si em cada poema. Seria, no final das contas, uma “auto-biografia lírica”, onde predomina a subjetividade da vida. A autora também falou um pouco sobre sua obra para a tv do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região. Veja a entrevista abaixo:



Serviço

Lançamento do livro “Nua, a vida em poesia”
Autora: Maria Berenice Carvalho Castro Souza
Local: Shopping Pantanal
Data: quinta-feira (14)
Horário: Das 18h30 às 21h30
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet