Olhar Conceito

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

Museu de Londres abre exposição com charges de Napoleão

Foto: (Foto: AFP PHOTO/ADRIAN DENNIS)

Desenho de Lacroix, de 1815, que mostra Napoleão está na mostra do British Museum

Desenho de Lacroix, de 1815, que mostra Napoleão está na mostra do British Museum

As caricaturas dos poderosos não são algo novo, como é possível constatar na exposição com imagens de Napoleão feitas no Reino Unido, que foram reunidas pelo British Museum.

O imperador em forma de aranha espalhando sua teia pela Europa, de Thomas Rowlandson, publicada em 1808, é um dos muitos desenhos, cartazes e outras imagens em exposição até 16 de agosto no prestigioso museu da capital britânica.

A exposição recebeu o título "Bonaparte e os britânicos" e está ordenada em ordem cronológica em quatro segmentos, que começam com a ascensão de Napoleão Bonaparte e acabam com sua queda, o imperador que teve a Europa a seus pés.

Bonaparte (1769-1821), "inimigo carismático" de caráter impetuoso, foi um dos temas preferidos dos chargistas da sociedade londrina do fim do século 18 e início do século 19, explica à AFP Tim Clayton, um historiador especialista na vida do imperador.

"Napoleão teve o azar de cair no pior momento: em plena idade de ouro da charge", afirma. "Não acredito que ninguém na história tenha sido tão caluniado e ridicularizado como Napoleão", destaca Clayton.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet